16/01/2009

Vistoria Anual de Carros no Rio de Janeiro, precisa?

Vistoria Detran Esta semana cumpri uma das minhas promessas de fim de ano, parar de postergar, e fui no DETRAN fazer a vistoria anual do meu carro. Provavelmente esta é uma das atividades mais chatas que o Estado nos obriga a fazer, mas lá fui eu…

 

Ainda me lembro da primeira vez que tive de fazer a vistoria, dava até medo, os camaradas chegavam, viam a qualidade dos pneus, chassi, emissão de gases. Não era exatamente uma maravilha, afinal, era tanta coisa para se ver que ficar com pendências e tendo que voltar depois, era freqüente.

 

Em compensação, acreditávamos (pelo menos eu, na minha inocência, pensava assim), que dessa forma era evitado que houvesse carros na rua sem condições de trafegar. Mas claro que isso não mostrou ser verdade, já vi carro em via de alta velocidade perdendo o capô e só não ocorrendo um acidente devido a sorte.

Pois, como falei, essa semana fiz a vistoria, e foi incrível a velocidade, mais ou menos: liga a lanterna, farol alto, setas, buzina, extintor, macaco, triângulo, luz de freio e de ré. Ok, seu carro pode trafegar…

 

Aproveitando o período de BBB, pergunto, “Como Assim?”. Meu carro tá direitinho, mas ele poderia estar poluindo, tendo outro problema qualquer além do bom funcionamento das luzes… será que é necessário manter aqueles equipamentos gigantescos que o DETRAN tem espalhado pela cidade, só para isso???

 

Não digo a perda de tempo que é. Mas imagine o gasto diário que são os locais de vistoria, tem o espaço, o salário dos funcionários, limpeza, deve ser uma baba!!! Mas poderia ser usado em outras áreas, não em uma vistoria que vem se mostrando inútil.

 

E você, o que acha?


Quintino Gomes

Quintino Gomes

Editor at Diário do Rio
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes
Quintino Gomes
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)


agencia b5
Postado por:
Categorias:
Rio de Janeiro

Comente!

Comentários

  1. William disse:

    Pois é, eu também acho inútil. Deveria ser muito mais rigoroso. O que existe hoje é só uma maneira de obrigar o cidadão a pagar multas e o IPVA. Eu defendo que haja itens reprovados que provoquem até a apreensão imediata.

    1. Thiago disse:

      Aki no Rio nao deveria existir Vistoria e ter uma queda de 50% de IPVA, porque infelismente ainda da vergonha em andar pelas ruas do Rio e ver pistas e estado ruins.
      O estado adora fazer os cariocas de otarios!
      Quando vem pessoas de fora e olham as estradas aki, reclamam logo e ainda zoam dos cariocas, e olha que qual quer pessoa fora do Rio pega o IPVA bem menor que o nosso.
      Eu nao sei pra que VISTORIA e IPVA que custa o olho da CARA!

  2. Diario do Rio disse:

    William,
    concordo, certos veículos deveriam ser apreendidos na hora. É só andar algum tempo nas ruas cariocas e a gente observa carros que não tem a mínima condição de circular.

  3. Joao disse:

    Olha, ao meu ver a vistoria em si não deveria existir, pois é visivel a falta de capacidade de certos veículos de trafegar com segurança. Na minha cabeça o certo seria você ter sempre seu carro em ordem e ser facultativo em cada BLITZ promovida pela polícia a checagem de certos itens de segurança, caso esteja com o carro com problemas iria para casa com uma multa, dependendo da seriedade do problema apreensão na hora. Vistoria é algo tão ridiculo que tem lugar que aluga peças para que você passe pela vistoria e volte a trafegar perigosamente depois.

  4. Daniel Guimarães disse:

    Eu sou a favor da vistoria, mas que se apreendessem os carros sem condições no momento da vistoria.
    Apesar de que, como carioca morando em SP, vejo que aqui tem muito, mas muito mais carros sem condições de andar do que no Rio.
    Aqui implantaram a vistoria esse ano e só para alguns carros.
    A tendência é essa. O negócio é fazer cumprir a lei.

  5. Joselito disse:

    Ola,

    Espero não ter meu comentário tolido desta vez.
    Como vejo, somente comentários a favor de sua opinião continuam a ser aprovados, mas não desisto.

    A tal vistoria tão mal falado é algo obrigatório em todo o país e somente o Estado do Rio o cumpre. Se não é uma maravilha como eu também acho, devemos pensar que este pouco já ajuda.

    Melhorias tem que existir, mas que tal propor algo ao invés de reclamar???

  6. Joao disse:

    Joselito, apenas a implementação de maneiras que se mostram ineficientes que no fim só servem para gastar nosso pouco dinheiro que sobra depois de quitar nossos impostos não dá.
    .
    Eu digo francamente que é INÚTIL uma vistoria visto que durante um ano seu carro pode sair do teórico ideal e ficar uma merda ambulante, desculpe o termo, e um ano andando em tal carcaça motorizada coloca vários motoristas em risco de graça, mas porque não param ele? Ahhhh, ele está em dia com seu IPVA e fez a vistoria e foi aprovado então beleza, pode poluir o mundo e colocar a população em risco…
    .
    Chega de metodos ineficientes que só significam custos para a população, poderia ser algo muito simples, ninguem faz vistoria, foi parado e está com o IPVA atrasado? REBOQUE! Foi parado e seu automóvel não tem condições mínimas de trafegar? REBOQUE! Assim seria muito mais barato para todos, inclusive DETRAN que não precisaria manter esses postos que no fim nem seu próprio FIM fazem direito.
    .
    E pense bem, no fim todos teriam economizado e os carros teoricamente teriam sido apreendidos da mesma forma, mas nãããooo!! Vamos manter esse sistema que só serve para dizer que o nosso farol de fábrica e nunca alterado é fora de regulamentação e que o parceiro ali vende um dentro das normas e por um preço bem em conta, só 8 vezes o preço da loja… É né Joselito… precisamos mesmo destes sistemas que só fodem agente para percebermos o quanto trouxas somos em permitir tais coisas…

  7. almir disse:

    Acho que tudo que se é obrigado tem deveria ter o mínimo facilidade.
    E se fosse tão necessário assim seria em todos os estados do brasil.
    Alem de que a obrigatoriedade parece não se aplicar aos carros de empresa(Alguns ônibus e caminhões estão caindo aos pedaços).

  8. Heitor disse:

    Eu tive varias situações constrangedoras no que diz respeito á isso, mas vou relatar duas: comprei meu carro um gol bola 96 em uma agência que revisou todo ele e me deu garantias inclusive, na mesma semana fui fazer vistoria e o individuo queria reprovar meu carro pois havia me dito que o mesmo tinha sido adaptado uma luz de freio(sendo que o mesmo era de fábrica), perdi um dia inteiro reclamando com até com o diretor do local para poder ser aprovado,sendo que o mesmo individuo reprovou um corolla "ZERADO" alegando que o triângulo estava "VELHO" e apresentava "PERIGO" de trafegar(Verdadeira piada), a outra no dia do meu noivado com minha família inteira no carro foi parado po uma patrulha da POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL, na Dutra-Rj que ameaçou apreender o veiculo pois não achou nada de errado , apenas não tinha feito vistoria naquele ano, e não so o meu mas varios carros foram parados com o mesmo propósito . Sinceramente me senti totalmente desprotegido e invergonhado de ser carioca.

  9. Bruno disse:

    É um absurdo que nos itens da vistoria conste que um parachoque rachado e o amortecedor da porta traseira reprove o carro. Enquanto outros itens que pesam na segurança do veículo, não são inspecionados. Pois foi o que aconteceu comigo, tive que mandar consertar uma rachadura nada significante no parachoque dianteiro e um amortecedor da porta traseira que não funcionava mais, pasmem!

  10. Joao Pedro disse:

    Na Assembléia Legislativa estamos lutando pelo fim da Vistoria Anual de Veiculos. Todas as Comissões já deram parecer favorável e estamos agilizando sua aprovação.
    As motivações são inúmeras. Tanto a falta de base legal para a Obrigatoriedade da Vistoria quanto pela falta de resultados objetivos.

  11. [...] janeiro após fazer a vistoria do DETRAN fiz um post perguntando se ainda havia realmente necessidade de cumprir aquela “obrigação” como ci…. Afinal praticamente nada é vistoriado, diferente de alguns anos [...]

  12. Barreto disse:

    Tenho um Doblo,não ficar em exigência na emissão de poluentes é quase impossível,manter a aceleração dentro do limite de 2500RPM, é muito dificil, só que na vistoria do inmetro para carro a GNV, você faz o mesmo teste, e é aprovado sem problemas. Vistoria anual é um absurdo a vistoria deve ser feita por policiais nas Blitz, se o carro estiver irregular é multado. Chega de Vistoria anual!!!

  13. valdecircardoso disse:

    fiz vistoria de gnv no imetro em itaborai foi aprovado mais o que me deichoupreocupado foi ofato do motor ter esquentado tanto que ferveu quase bateu o motor.fui fazer vitoria no detran de magè fizeram o mesmo.se omotor trancar na vistoria quem pagarà o prejuizo temos que reclamar com o diretor geral do detran porque eu acho sò uma vistoria basta.boa sorte.

  14. Paulo disse:

    Comprei uma Falcon 2008, fui fazer o emplacamento e tudo bem. Paguei o IPVA 2009 a vista, fui marcar a vistoria e não pude. Tenho um débito de IPVA 2008( e nem sabia!) O final é zero(0) e o prazo da vistoria terminou em 30/4/09. E agora? Posso rodar? Vou ter a moto apreendida? O que faço? No momento não tenho como pagar o resíduo( R$ 380,00).

  15. Rafael disse:

    Senhores,arrespeito da vistoria, acho que teria que acabar ou se fazer a lei. Se o governo não cumpri a determinação ou não cumpri a real intenção a qual foi criada a vistoria, para que fazermos todos os anos? Foi criada para acabar com os veículos que trafegam proporcionando perigo aos outros, mas hoje é notório que há veículos em péssimas condições rodando por ai. Então só comcluimos que é uma mina de dinheiro que tem enchido os cofres do governo, que não fazem nada para melhorar as vias do nosso estado, continuamos pagando e sendo reprovados por banalidades, enquanto há alguns que pagam propina para serem liberados e continuar com seus carros em péssimo estado rodando. Ou acaba, ou se cumpri.

  16. joilson disse:

    EU ACHO NECESSÁRIO A VISTORIA ANUAL PARA TODOS OS VEICULOS
    MAIS REPROVAR O CARRO SO PORQUE A PLACA ESTA ARRAMHADA ,
    UM ABSURDO…………..

  17. Guilherme disse:

    Só serve para recolher mais impostos e enriquecer o estado, empobrecendo as pessoas de boa índole que se preocupam todos os anos se seus veículos passarão ou não por um mínimo detalhe. Gostaria de afirmar também que a “famosa” Lei seca, só serve para rebocar veículos sem vistoria, uma vez que, essa Lei se torna nula a partir do momento em que a vistoria passa a ser ali e não mais nos postos do DETRAN. Eu pergunto:Pra que serve então essa tal vistoria anual, já que a mesma está sendo feita nas ruas e reprovando automóveis com a colaboração de força policial que ao menos respeita o cidadão? Fica aqui este depoimento, pois, tudo que aí está aconteceu comigo. Tratado como um bandido e sem mais dinheiro para perder- até agora foram R$1.697,20- fica o meu protesto e a minha indignação. Obrigado.

  18. Izabelle disse:

    Só no RJ tem esta presepada! :(

  19. Iara Figueiredo disse:

    Sou contra pois ha abuso de poder nos locais de vistoria. Como tudo no Brasil, o setor publico presta um pessimo servico a populaçao. Pra vcs terem uma ideia, fui barrada na vistoria por, acreditem, uma simples batida na “saia” do carro. Tudo no carro esta funcionando perfeitamente, farois, freios, motor, etc, porem, o funcionario ignorante em relacao as leis, nao permitiu a vistoria e so liberara apos o conserto do veiculo. Estou indignada com isso.

  20. orlando disse:

    Sou contra pois so aqui no Rio tem essa palhaçada de peda de tempo.

  21. leo disse:

    Por que o rio tem vistoria anual e o restante do pais não???
    Por que os carros de passeio tem de ter caderinha para as crianças por força de lei e os taxi, vans e ônibus não precisam???
    Se você sabe, me responde por que eu não vejo outro interesse que não seja financeiro!!!

    abraços

  22. Patriota disse:

    Um Estado governado pelo PMDB tomar prejuízo? Vcs não enxergaram a coisa como um todo? A vistoria é PAGA! É um tremendo caça-niquel direto pro cofre e devidamente desviado pelos caixa-dois desse governo corrupto.. Acreditam mesmo que esta vistoria dá prejuizo??? NUNCA!!!!

    A solução é transformar em crime o uso de automóvel em pesssima condição .. NADA de vistoriar carro algum NUNCA! Vistoriar é uma violaçao de minha liberdade. CONTUDO, se meu carro der pane na rua e esta pane for avaliada como causada por flagrante negligencia, (olhem como fica mais barato sustentar uma turma de peritos pra estas condiç?es). eu não só sou multado como posso até ser preso. Olhem como fica mais facil pUNIR quem erra do que a TODOS como é agora!! Além disso é uma medida que estimula o cidadão a ser consciente e responsável e não estimula o paternalismo de um Estado que te vigia

  23. REVOLUÇÃO disse:

    Deveriamos ter orgulho de ser, sermos brasileiros pelo contrario temos vergonha, reflita! O que fazemos para mudar? Há se CHE QUEVARA tivesse vivo, o mundo seria outro. VAMOS fazer igual hermanos argentinos queimar a cidade, brigar…lutar pelos nossos direitos, se botassemos fogo no metrô, no trêm, nas barcas, em BRASILIA, acabasse com a polícia, bandido não é o pobre da comunidade e sim os ” BELOS ” da vida que financiam o contrabando de armas que param na mão da classe esquecida e acaba na bala perdida da alta sociedade, não existe bala perdida na minha, ela foi proporcionada pelos ” BELOS “. REVOLUÇÃO. GUERRA. MORTE. É NECESSÁRIO.

    A verdadeira guerra é contra nós mesmos. REVOLUÇÃO

    FRASES DE CHE QUEVARA
    Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.
    Sonha e serás livre de espírito… luta e serás livre na vida.
    Derrota após derrota até a vitória final.
    Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado.
    Se não há café para todos, não terá para ninguém.
    Devo dizer, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionario é movido por sentimento de amor.
    As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.

  24. Nunca deixe de agendar e fazer a vistoria no prazo, porque senão, o governo te transformará em um bandido, em um ser repugnante e indigno de qualquer respeito… estou passando por isso e sei o quanto é desrespeitoso o tratamento dado àquele que esta com o carro sem vistoria.

    AS PESSOAS, OS LUGARES, O MODO OPERANDI… TUDO ESTÁ CONTRA O CIDADÃO… O UNICO DIREITO QUE TEMOS NESTE CASO É O DIREITO A VIDA, POIS A INTIMIDADE (rebocaram o carro com as chaves), A DIGNIDADE (chegam a fazer pidada contigo, suspiros e sussuros de desprezo), A LOCOMOÇÃO (apreenderam o documento do carro e somente poderei dirigí-lo depois da vistoria), TODOS ESSES DIREITOS FORAM PARA O LIXO. ISSO TUDO PORQUE JÁ PAGUEI TUDO, JÁ FUI NO LADO NEGRO DA CIDADE TIRAR O CARRO… ETC… NEM VOU DETALHAR A SAGA…

    QUANDO ME PERGUNTAREM SE SOU CARIOCA, VOU RESPONDER: ET, PHONE, HOME!!!

  25. rodrigo disse:

    vamos parar de ipocrisia so o rio tem essa exigencia para obrigar o proprietario pagar ipva sim o proprietario de carro e nao o de onibus que anda com onibus todo quebrado com certeza ipva todo atrasado e nunca é parado pois sabe que tem a caixinha do governante.
    e o governador sabe q o custo co o detran fazendo vistoria é alto;seria melhor se fizessem operaçoes como da lei seca para pegar carros com documentos atrasados diminuiria o custo e teria muito mais eficiencia, isso se fosse séria como a lei seca e naum com policiais extorquindo pessoas, na minha opiniao seria melhor q colocasse vistoria so quando fosse transferir o carro pois nem todo mundo pode ficar no detran aguadando pr fazer a vistoria o dia inteiro.

  26. sidne cabo disse:

    quando conheci o sergio cabral num dos corredores da alerj,ele demonstrava indignação com atitudes de alguns governantes ,e hoje o governador cabral não consegue fazer diferentes dos outros ,lamentavelmente a vistoria anual e um assalto ao trabalhador do estado do rio de janeiro,cabral seja povo de novo você pode mudar isso…….

  27. sebastiao miranda da silva disse:

    este projeto de léi ten fundamento é obgetivo que todos politico fizesce grande coisas para represzentar a boca do povo paráben joão pedro eu gostei muito é todos vamos ti apoia que deus ti abencoe até aprovação ok

  28. o procedimento pra vistoria veicular no rj, é muito lenta e arcáica, e que depende da boa vontade dos vistoriadores para que a vistoria seja aprovada, quer comprovar? vá a um posto de vistoria tipo o de Santa luzia….

Facebook

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

Social

  • Feed
  • YouTube

Destaque

Foto-de-Sheila-Tostes.jpg 4 motivos para amar a mulher carioca?! - Já diria o poetinha “A mulher carioca tem tanta coisa que nem sabe que tem” e o site MHM fez uma lista com os motivos para se apaixonar por uma carioca.
© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. Conteúdo e Publicidade do Blog