08/09/2009

Setembro de Caminhadas no Reluzente Rio de Noturno

517PMporRobsonCoelho Setembro de Caminhadas no Reluzente Rio de Noturno Com este nome de tema de Carnaval o Instituto de Geografia (IGEOG) da UERJ dá início ao seu já famoso roteiro de caminhadas pelo centro do Rio de Janeiro a noite.

 

Esse mês além da tradicional caminha pelo centro, haverá passeios por Copacabana, Via Aliança, Flamengo, Catete e Central do Brasil.

 

Veja os roteiros com datas e horário:

# CAMINHANDO POR ENTRE LUZES NO CENTRO DO RIO À NOITE

dia 8 de setembro de 2009, 3ª. Feira, 8 horas da noite

ENCONTRO:  DEGRAUS  DA CASA FRANÇA-BRASIL

roteirosgeorio@uol.com.br cel. 88717238 – GRÁTIS

ITINERÁRIO: LUMINOSO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – ALFÂNDEGA/CASA FRANÇA-BRASIL DO RIO JOANINO –– IGREJA NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA, FONTE DE LUZ E DE FÉ  – O ILUMINAMENTO DO CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS – RUA PRIMEIRO DE MARÇO – O FOCO DE LUZ DISTANTE E PERMANENTE DO ANTIGO SENADO E DA CATEDRAL DE BENEDITO E DA SENHORA DO ROSÁRIO – O DIÁLOGO DO RIO COLONIAL COM A CIDADE MARAVILHOSA – O VARANDÃO DO CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL – RUA DO OUVIDOR, LOGRADOURO INICIAL DA ILUMINAÇÃO A GÁS E DA ENERGIA ELÉTRICA NO ESPAÇO COLETIVO CARIOCA, DE MACHADO DE ASSIS E CHIQUINHA GONZAGA, BEM COMO DOS PRIMEIROS ACORDES DO CARNAVAL CARIOCA, DAS LUTAS PELO ABOLICIONISMO E A REPÚBLICA E DAS  CONFEITARIAS E LOJAS ELEGANTES – O BRILHO DAS ESTRELAS  CÁRMEN E AURORA MIRANDA NO SOBRADO DA TRAVESSA DO COMÉRCIO – O ILUMINAMENTO DA ANTIGA CATEDRAL DA SÉ/IGREJA   DO CARMO – DE VOLTA À CLARIDADE DO  CONVENTO DOS CARMELITAS – PAÇO IMPERIAL E DA LUMINAR ISABEL DE BOURBON E BRAGANÇA – OS REFLETORES SOBRE TIRADENTES E ALERJ – O BRILHO E O REQUINTE DOS ANTIGOS MINISTÉRIOS DA FAZENDA, DO MEC E A AUSTERIDADE DO MINISTÉRIO DO TRABALHO – LUZIA DOS SANTOS E GEOGRÁFICOS OLHARES (DE FERNÃO DE MAGALHÃES AOS ATERROS QUE A AFASTARAM DO MAR) – A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS -  AS NOVAS TORRES DA ESPLANADA DO CASTELO – O UNIVERSO DE EXTREMA LUMINOSIDADE DA CINELÂNDIA E SEUS MAJESTOSOS PRÉDIOS – A ILUMINÂNCIA  DO   JOVEM THEATRO MUNICIPAL E DA BIBLIOTECA NACIONAL, O BOÊMIO AMARELINHO, A CÂMARA DOS VEREADORES/PALÁCIO PEDRO ERNESTO,   O CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL, O ETERNO E RESPLANDESCENTE CINE ODEON – METRÔ, UMA SENTINELA LUMINOSA A NOS CONDUZIR POR LUNARES E ENSOLARADAS GEOGRAFIAS.

# ROTEIRO NOTURNO NO CENTRO DO RIO A PÉ

10 de setembro de 2009, 5ª. Feira, 8 horas

ENCONTRO NO ADRO DA CATEDRAL PRESBITERIANA    

(NA CONFLUÊNCIA DA PRAÇA TIRADENTES COM A RUA DA CARIOCA)

DIA 06 DE AGOSTO  DE 2009 – QUINTA-FEIRA – 20 HORAS E 30 MINUTOS

ROTEIRO: ILUMINADOS PRÉDIOS DA CATEDRAL EVANGÉLICA DO RIO DE JANEIRO  E REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA  – CENTRO CULTURAL CARIOCA – IGREJA NOSSA SENHORA DA LAMPADOSA (E DA ÚLTIMA MISSA DE TIRADENTES) – AV. PASSOS – TERRITÓRIO DA "DASPU" – PRAÇA TIRADENTES DOS TEATROS SECULARES E DOS MODERNOS HOTÉIS – RUA DA CONSTITUIÇÃO – GOMES FREIRE DOS HOTÉIS DE ALTA ROTATIVIDADE – LAVRADIO DOS ANTIQUÁRIOS E CASAS DE SHOWS DE ILUMINAÇÃO MUTANTE – QUARTEIRÃO CULTURAL E DO RIO SCENARIUM – ESPLANADA DE SANTO ANTONIO -  LARGO BRAGUINHA (E DE RETUMBANTES MARCHINHAS)  – MEM DE SÁ DOS SOBRADOS EXUBERANTES,  SAMBA DE RAIZ, MARCHINHAS, MAMBO, FUNK, ROCK, TRAVESTIS  E MITOLÓGICA MALANDRAGEM   – SECULARES E SIMBÓLICOS ARCOS DA LAPA – RUA JOAQUIM SILVA – ESCADARIA SELARON – IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO DA LAPA – SALA CECÍLIA MEIRELES

Término por volta de 23 horas em tempo de se embarcar no metrô ou de saborear uma pizza na Lapa. roteirosgeorio@uol.com.br cel. 88717238 grátis

# COPACABANA, A PRINCESINHA DO MAR, DE BRAGUINHA,  ALBERTO RIBEIRO E DE TODOS OS PULSARES

16 de setembro de 2009, 4ª. Feira, 8 horas da noite

Encontro: 8 horas junto à escultura de Braguinha (esquinas de Av. Princesa Isabel com rua Barata Ribeiro

Itinerário: Av. Princesa Isabel – Av. Atlântica – finalizando junto ao Copacabana Palace. Roteiro de uma hora e meia roteirosgeorio@uol.com.br 88717238 GRÁTIS

# A  RADIANTE  E  CRIATIVA VILA ALIANÇA,  NA  ZONA  OESTE  DA  CIDADE

19 de setembro de 2009, sábado, 8 horas

Encontro: Rua do Farmacêutico/ do Progresso

Itinerário: Rua do Progresso – rua do Desenhista

(haverá um esquema de vans para quem reside distante da Vila Aliança). Brevemente divulgaremos os valores das passagens nas vans. Roteiro de uma hora e meia

# LUZES PRETÉRITAS E HODIERNAS DA SEBASTIANÓPOLIS NO FLAMENGO E NO CATETE

21 de setembro de 2009, 2ª. Feira, 8 horas da noite

Encontro: Castelinho, na Praia do Flamengo – rua Dois de Dezembro – Galeria do Cinema São Luis – Largo do Machado – Rua do Catete – Museu da República (antigo Palácio do Governo Federal). roteirosgeorio@uol.com.br cel. 88717238 GRÁTIS

Itinerário de uma hora e meia

# EXPLORANDO AS LUZES E A IMPONÊNCIA DAS TORRES DO COMPLEXO DA CENTRAL DO BRASIL

23 de setembro de 2009, 4ª. Feira, 8 horas da noite

Encontro: junto ao Quartel do Corpo de Bombeiros – Gafieira Elite – Hospital Souza Aguiar – CACO- Rádios MEC AM e FM – Casa da Moeda/Arquivo Nacional – Casa do Marechal Deodoro da Fonseca – Gare Dom Pedro II

Itinerário de uma hora e meia roteirosgeorio@uol.com.br 88717238 GRÁTIS

 

Foto: 5:17 PM… por Robson Coelho

Postado por:
Categorias:
Rio de Janeiro

Comente!

  • http://venusdomina.blogspot.com Dani

    Vale MUUUUIIIITO a pena fazer estes roteiros!! O professor Joao Baptista dá um show de aula durante o percurso!
    É uma excelente oportunidade para conhecer a história do Rio de Janeiro!

  • Ruan

    Em primeiro lugar agradeço ao Diário do Rio por, mais uma vez, dar atenção a este projeto que, como diz a matéria, já está famoso. O que devemos a parceiros como os deste blog, que fazem de tudo para promover a nossa Maravilhosa cidade e sua capacidade de encantar.
    Convido a todos os leitores para esta viagem por nossas ruas em um Rio noturno e vibrante. Dedicamos o mês de setembro a caminhadas noturnas como forma de combater a imagem de medo reproduzida pela imprensa nacional a respeito de nossa cidade.
    O carioca que circula apressado pelo Centro começa a se envolver com o lugar quando passa a reparar em seus detalhes. Bem verdade que não costumamos apreciar as belezas por trás dos casarões e ruas da região central da cidade; essa é nossa proposta: parar e admirar!
    Este mês contamos com novos trajetos, como descrito na matéria acima. São oportunidades novas de experimentar os prazeres de outros bairros do nosso Rio de Janeiro. Temos certeza que a aceitação será a melhor possível.
    Aos interessados, inscrevam-se através do email roteirosgeorio@uol.com.br
    Nós da equipe do Roteiros Geográficos do Rio contamos com a presença de todos. Vamos vivenciar as belezas de um Rio noturno juntos!

  • iza teles

    fui pela primeira vez ao do dia 10.09,mesmo conhecendo a cidade e caminhando nela ao dia na pressa não visualizamos os detalhes de lugares e a beleza , adorei, pretendo participar dos próximos.
    parabéns ao professor esta aula não dá para faltar.

Destaque

Abre Cidade da Música Abre Cidade da Música - Já poderia estar funcionando há 3 anos e continua parada, fechada por picuinha política.

Facebook

Publicidade

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados.