16/01/2007

Quando começa o Carnaval

Bem, para quem não sabe, o Carnaval já começou, ele começa no Dia dos Reis, 6 de Janeiro e acaba na Quarta-Feira de Cinzas, véspera da Quaresma (que vai da Quarta-feira de Cinzas e termina na tarde da Quinta-feira Santa). E quando é a Quarta-Feira de Cinzas? 46 dias antes da páscoa.

E como se faz para saber quando é a Páscoa, bem, esta é celebrada no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera? E como se faz para saber disso?

1. Divida o ano de interesse por 19

2. some 1 ao resto dessa divisão

O número final chamaremos de “X”. Esse número, é o “número dourado” que corresponde a uma data específica dada na tabela abaixo. A Páscoa será celebrada ao domingo seguinte a data encontrada na tabela. Caso a data já seja um domingo, a Páscoa é o própria dia.

X Data
1 14 de Abril
2 3 de Abril
3 23 de Março
4 11 de Abril
5 31 de Março
6 18 de Abril
7 8 de Abril
8 28 de Março
9 16 de Abril
10 5 de Abril
11 25 de Março
12 13 de Abril
13 2 de Abril
14 22 de Março
15 10 de Abril
16 30 de Março
17 17 de Abril
18 7 de Abril
19 27 de Março

Bem, como isso é muito complicado, a Wikipedia explica outras formas de fazer esta conta, nós podemos simplesmente dizer o dia que interessa a todos, o Carnaval, o de sábado à terça, este ano vai ser do dia 17 de fevereiro ao dia 20 de Fevereiro.

Quintino Gomes

Quintino Gomes

Editor at Diário do Rio
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes
Quintino Gomes
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)


agencia b5
Postado por:
Categorias:
Carnaval

Facebook

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

Social

  • Feed
  • YouTube

Destaque

Foto-de-Sheila-Tostes.jpg 4 motivos para amar a mulher carioca?! - Já diria o poetinha “A mulher carioca tem tanta coisa que nem sabe que tem” e o site MHM fez uma lista com os motivos para se apaixonar por uma carioca.
© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. Conteúdo e Publicidade do Blog