Prefeitura começa a receber inscrições para o Carnaval de Rua 2014

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2013Já é praticamente Carnaval no Rio de Janeiro, o que não é nem outubro? Mas quem quiser colocar o seu bloco na rua já tem de preparar seus papéis. É que a Prefeitura do Rio começa a aceitar as inscrições de pedidos para desfiles a partir do dia 2 de setembro e vai até o dia 30. Os responsáveis pelos blocos devem entregar os requerimentos na Diretoria de Operações da Riotur – Praça Pio X, 119/12º andar, Centro -, de segunda à sexta, das 10h às 17h.

Para 2014 terá uma comissão especial de avaliação, maior regulamentação na publicidade, mais rigidez nos ambulantes na hora da dispersão dos blocos, além de tornar mais difícil novos blocos na Zona Sul

Comissão Especial de Avaliação de Blocos de Rua

Como novidade para o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro em 2014 haverá uma Comissão Especial de Avaliação de Blocos de Rua, cuja função  a análise dos pedidos de desfiles em parceria com a Riotur e demais órgãos públicos envolvidos na operação do Carnaval.

Advertisement

Além de órgãos públicos também participarão da análise entidades ligadas ao mundo dos blocos de rua do Rio de Janeiro como a ABCERJ (Associação das Bandas Carnavalescas do Estado do Rio de Janeiro) e a Sebastiana (Associação de Blocos de Rua da Zona Sul, Centro e Santa Teresa). Outras associações que quiserem participar da comissão poderão enviar à Riotur suas sugestões para a melhoria do carnaval de rua. Todas as propostas serão encaminhadas ao grupo de trabalho.

Dentre as atribuições da comissão está considerar critérios como a tradição das agremiações, o local do desfile, a estimativa de público, características do bloco em relação ao carnaval de rua carioca e ao bairro onde pretende desfilar e os impactos causados no dia-a-dia da localidade. Os pareceres serão emitidos até 30 de novembro de 2013. O objetivo da comissão coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo/Riotur é ordenar os desfiles, de forma a preservar as manifestações culturais representadas pelos blocos, tendo em vista as características típicas da festa para que não haja uma desconfiguração da mesma.

O que pretende a Prefeitura é evitar blocos meramente comerciais (apesar de eu não ver problema quanto a isso).

Regulamentação da Publicidade

No mesmo sentido está a regulamentação da publicidade no carnaval de rua do Rio de Janeiro. O que pretendem é evitar o “marketing de emboscada” que é quando empresas concorrentes da anunciante oficial aparecem no meio do evento.

É uma área que temos de tomar cuidado, os anunciantes oficiais realmente ajudam o carnaval do Rio. Mas não dá para agir de forma grosseira com os outros, especialmente se respeitarem o próximo.

Dispersão

Uma boa medida é a de os vendedores ambulantes cadastrados atuarão apenas durante o horário compreendido entre o início da concentração e o término dos cortejos. A fiscalização da atividade ficará a cargo de agentes da SEOP , da GM-Rio  e das Subprefeituras. O descumprimento das normas resultará em penas como a apreensão das mercadorias e o descredenciamento do promotor.

É comum depois dos blocos as pessoas continuarem nas vias. Tenho para mim que se é na orla é só ir para praia e ficar bebendo lá, se for no Centro procurar um bar, ou ir para o Aterro. Não precisa ficar no meio da rua.

Limites na Zona Sul

É fato que todos os blocos acontecem na Zona Sul do Rio, e prejudica a vida dos moradores da área. Então os blocos que desejarem desfilar nos bairros Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras terão seus pedidos analisados caso a caso pela Diretoria de Operações da Riotur e pela Comissão Especial de Avaliação de Blocos e só serão autorizados mais de um desfile por bloco, em caráter excepcional, levando em consideração os fatores de tradição comprovada, viabilidade operacional em função do dia, horário e local de desfile e estimativa de público.

Acho que aqui eu incluiria o bairro de Santa Tereza que também sofre com o grande número de blocos.

Para reduzir possíveis impactos aos bairros e à população, a Riotur manterá a limitação do tamanho e da potencia dos carros de som que serão utilizados durante o desfile na orla dos bairros de Ipanema e Leblon. O tamanho máximo permitido aos carros de som será de Altura: 4,80 m (incluindo o Guarda-Corpo), Largura: 2,80 m e Comprimento: 15 m. A potencia máxima de som a ser utilizada pelos carros de som será de 50 mil watts (cinqüenta mil watts).

Para Patrocinar os Blocos do Rio em 2014

Neste ano, a empresa escolhida para patrocinar a festa deverá fornecer pelo menos 10.250 banheiros químicos, o que representa um aumento de mais de 1.000% em relação ao ano de 2009, quando a população teve à sua disposição apenas 900 sanitários, pois a Prefeitura ainda não havia instituído o caderno de encargos . A empresa patrocinadora também será responsável pelos custos de diárias de orientadores de tráfego, sinalização de trânsito e confecção de faixas e galhardetes.

Para manter cariocas e turistas informados sobre a folia de rua serão produzidos 150 mil exemplares do Guia do Rio, além de 500 mil mapas com informações dos blocos e seus desfiles. O caderno de encargos prevê também a criação de um hotsite que ficará hospedado no site www.rioguiaoficial.com.br.A vencedora arcará ainda com os gastos de decoração da cidade, principalmente nas avenidas Rio Branco e Princesa Isabel.

Pensando no meio ambiente, neste ano, a empresa que patrocinar o Carnaval de Rua 2014 deverá se comprometer com a montagem de bases de coleta seletiva próximas a, no mínimo, 15 grandes pontos de venda de bebidas, assim como nos 40 blocos de maior público, fazendo o recolhimento dos resíduos produzidos nos mesmos. A proteção aos canteiros será feita com, no mínimo 12.000 metros lineares de cercamento. Além disso, 12 monumentos localizados em praças e logradouros públicos deverão ser protegidos por cercas ou tapumes.

Saúde

Um das mais importantes inovações do carnaval 2014 acontece na área da saúde. Com a preocupação de oferecer mais segurança e tranquilidade aos cariocas e visitantes que forem curtir a folia de rua, a Riotur, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, instalará oito postos médicos distribuídos pelos bairros do Centro, Copacabana e Ipanema/Leblon, atendendo, assim, aos locais com maior número de desfiles e de público da cidade e auxiliando o funcionamento da rede regular de saúde do município. Aos postos se somarão 80 diárias de UTIs móveis já previstas no caderno de encargos dos últimos carnavais.

Outra alteração em relação aos anos anteriores será no modelo de credenciamento dos promotores de vendas autorizados, cuja inscrição será feita via internet e as vagas distribuídas através de sorteio com auditoria externa. Cabe ressaltar que só serão credenciados aqueles que comprovem residir no município do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura começa a receber inscrições para o Carnaval de Rua 2014
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui