30/07/2012

Panela de Pressão

Meu RioVocê já ouviu aquela frase “político é igual feijão: só funciona em panela de pressão”? Pois é, apesar de engraçada, a frase do político Frei Betto foi levada bem a sério pelos jovens do movimento Meu Rio. Na quarta-feira dia 25, o movimento lançou um site em que qualquer cidadão pode criar uma campanha de pressão popular e enviar mensagens diretamente para o Facebook, Twitter ou email de políticos e administradores do Rio de Janeiro. Não por acaso, o site foi batizado de Panela de Pressão.

A ideia veio há 3 meses, quando os usuários que já participavam das campanhas do movimento começaram a sugerir muitas campanhas. “Seria impossível coordenar tantas campanhas de uma só vez. Então resolvemos criar uma ferramenta para permitir que cada pessoa comande a sua própria campanha.” revela Leonardo Eloi, um dos coordenadores do Panela de Pressão.

De acordo com Leonardo, muitas pessoas também pediam que o Meu Rio apoiasse suas campanhas e abaixo-assinados, já que raramente elas conseguiam respostas dos políticos que queriam chamar atenção. “Nós aproveitamos que muitos políticos do Rio já começaram a construir sua imagem nas mídias sociais. Usando esses canais para pressioná-los, a resposta será muito mais rápida, afinal todos querem sair bem na foto.” Um detalhe é que os políticos pressionados poderão usar a própria página da campanha do usuário para responder à pressão, o que dispensa o diálogo burocrático entre a sociedade e os tomadores de decisão.

A fórmula do Panela de Pressão é bem simples e também serve a campanhas de outros movimentos: o usuário cria uma campanha apontando um problema do Rio de Janeiro e utiliza as redes sociais para convocar mais pessoas e pressionar os políticos que podem resolver o problema. Depois que um usuário propõe uma campanha, a equipe do Meu Rio ainda fica responsável por revisar, trabalhar a linguagem e identificar os possíveis alvos da campanha antes dela ir para o ar. “Sim, vamos ter mais trabalho agora no começo mas se seguirmos a receita direitinho pouparemos a população de muitas dores de cabeça” brinca Leonardo.

Sem posts relacionados.

Quintino Gomes

Quintino Gomes

Editor at Diário do Rio
Defensor do Carioca Way of Live, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

@quintino

Um nerd que ama o Rio
@Fe_Freitas quer dizer que tenho o cérebro de uma ervilha? - 6 days ago
Quintino Gomes
Postado por:
Categorias:
Política

Comente!

Destaque

Transoeste-ou-Transtorno.jpg Transoeste ou Transtorno? - O anúncio da extensão do corredor BRT chega com a sensação de “tapar o sol com a peneira”, utilizando um mecanismo, que em breve será ineficiente

Facebook

Social

  • Feed
  • YouTube

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. Conteúdo e Publicidade do Blog