Orçamento Participativo no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Orçamento Participativo

Há quase 17 anos, a Câmara do Rio vivenciou a experiência de um Orçamento Participativo. Na época, iniciava-se um processo de informatização da Casa, que foi visto com grande expectativa pelos parlamentares, empolgados com a possibilidade do uso da tecnologia, tanto no processo de avaliação, quanto na elaboração de emendas legislativas aos projetos de leis orçamentárias e propostas encaminhadas pelo Poder Executivo para apreciação dos vereadores.

Em paralelo, em âmbito nacional, havia um processo em curso, que atingia as três esferas administrativas do poder e envolvia um processo de aprendizagem e adaptação a uma nova realidade do planejamento orçamentário, definido na Constituição de 1988. Novas regras delimitavam a participação dos poderes. E já era do conhecimento geral que, em alguns municípios do país, notadamente na região Sul, o processo do orçamento participativo começava a ser implantado, configurando-se como uma grande oportunidade de a sociedade participar mais ativamente das decisões, visando a um desenvolvimento mais justo e democrático da sociedade brasileira.

Advertisement

Envolvida por este contexto, a Câmara do Rio de Janeiro implantou uma iniciava ainda embrionária de Orçamento Participativo. Na época, à frente da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças estava o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes.  Através da implantação de um questionário, foram levantados os principais temas/problemas/demandas de cada região. Posteriormente, reuniões externas foram realizadas e audiências públicas ocorreram com a participação de lideranças e de outros vereadores,  a fim de que as principais reivindicações fossem condensadas e encaminhadas.

Após esta ação, não foi registrada na Câmara outra tentativa de  implantação de Orçamento Participativo.

A indiferença em relação a um instrumento que parecia tão promissor tem várias causas. Uma deles seria o fato de que para o planejamento participativo ser efetivo, faz-se necessário o amadurecimento do debate e da reflexão, com tempo suficiente para a construção de consensos. Outra seria a capacidade de organização de todas as demandas em uma hierarquia de causa e efeito. Sem atacar a raiz dos problemas, não se obtém resultados efetivos. Uma terceira causa seria a dificuldade de se conciliar, na prática, as expectativas da sociedade com os recursos orçamentários disponíveis, e, também, a falta de uma visão global das prioridades da cidade.

Porém, um dos fatores que mais contribuem para a descrença na colaboração com o projeto orçamentário é o fato de que as pessoas, ao não encontrarem eco de suas propostas no Executivo, não se motivam a participar, ficam indiferentes.

Para ampliar a participação da sociedade no parlamento carioca, tramita na Câmara projeto para criação da Comissão Permanente de Participação Legislativa Popular que tem como atribuições receber, examinar e transformar em proposições as sugestões apresentadas por associações, órgãos de classe, sindicatos, conselhos, organizações não governamentais e entidades organizadas, excetuando-se os partidos políticos e organismos internacionais.

É uma alternativa viável ao projeto de lei de iniciativa popular que necessita de uma grande quantidade de assinaturas para ser apresentado. E, ainda, um instrumento para dar voz à sociedade e promover debates sobre os mais variados temas de interesse público.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orçamento Participativo no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui