08/09/2009

O seriado americano e o Rio 2016

law and order criminal intent thumb O seriado americano e o Rio 2016 Um episódio da série “LAw & Order: Criminal Intent”, seriado de grande sucesso, nunca assisti a um episódio só que devido a não gostar de suspense policial ou de tribunal, deixou o Comitê RIo 2016 e o prefeito Eduardo Paes estressados.

 

No episódio que passou em JUNHO e no Brasil quinta passada, mostra a investigação fictícia do assassinato de uma mulher em Nova York, integrante do Comitê Olímpico da Bélgica, que teria como motivo principal interesses financeiros na candidatura do Rio para sediar os jogos.  Na trama, os detetives descobrem que o criminoso é Jack Tayler, dono de uma empresa de segurança multinacional que seria contratado caso o Rio seja escolhido. Segundo a coluna de Ancelmo Gois, o autor do crime tenta chantagear a belga a votar a favor da candidatura brasileira.

Ok… mas o porquê de tanto barulho? Para que o CO-Rio precisou de uma nota “manifestando repúdio”. Será que Eduardo Paes realmente acha o que disse, de que o episódio poderia atrapalhar a candidatura americana por insunuar uma possível corrupção no processo eleitoral?

 

Oras, é apenas uma obra de ficção! E não vejo onde isso pode atrapalhar a candidatura carioca ou até mesmo um sinal de que haveria uma corrupção monstruosa para que o Rio de Janeiro seja eleito a cidade sede. E que os roteiristas tenham se baseado em um fato real. A não ser que eles tenham se baseado nas eleições municipais… com feriadão criado e tudo…

 

O correto seria apenas dizer que é uma obra de ficção e pronto.

Postado por:
Categorias:
Eduardo Paes, Opinião carioca, Rio 2016

Comente!

  • Bruno

    Realmente achei muito tendencioso o episódio. Nada nesse mundo atual, e na esfera política mundial pode ser descartada como hipótese de manipulação. Por que não fazer um episódio sobre Chicago, Tokyo, Madri ?
    Justamente porque a candidatura do Rio está de forma inesperada tendo uma boa repercurssão mundial. Acho certíssimo a osição do Prefeito e do Governador de se posicionar sobre o fato, independente do fato ter sido negativo ou não para a candidatura da cidade.
    Talvez tenha “queimado” mais o próprio EUA, já que no episódio um membro do COI é subornado. Achei um ato de desespero dos EUA, com medo de perder DE NOVO para o Rio de Janeiro. Vide Pan 2007.

  • http://www.rafaeloliveira-rj.blogspot.com Rafael Oliveira

    Eu não sou acreditar muito em conspiração do governo, mas realmente este fato é estranho demais. Estes seriados nunca foram tão detalhistas e Chicago podendo perder pro Rio e eles fizerem uma jogada dessas que manchou (de certa forma) a imagem do Rio…

    Em geral eu concordo com o Bruno, ele disse o que eu penso de forma mais resumida… E realmente pode ter manchado a imagem do Rio, mas ainda mais a de Chicago, que jogou sujo

  • Elisa

    Nada a ver essa historia de conspiração, gente…
    Se fosse assim, então, a FOX faria uma sessão especial do episodio dos Simpsons no Brail para os membros do conselho.

    Muita viagem isso.

  • http://diariodorio.com Quintino Gomes (Editor)

    Elisa,
    isso porque não sabem q antes de um episódio ir para o ar, ele já foi iniciado meses antes.

  • Elisa

    É verdade, Quintino… Ainda tem isso.

    Baita viagem…te contar, viu…

  • Bruno

    Filmado meses antes ? Estranho hein … Aqui no Brasil no máximo é filmado alguns dias antes pra edição. Mas enfim. Vocês acham mesmo que foi pura coincidência ?
    E digo mais, vocês acham que tem quanto tempo que o Rio está aparecendo de forma positiva no cenário mundial para as Olimpíadas ? Essa disputa já tem mais de 1 ano galera …
    Por que não fizeram um episódio desse tipo sobre Madri ou Tokyo ?

    Acreditem se quiser, sejam mais críticos.
    Mas enfim, não existe uma verdade única. Cada um tem sua verdade e respeito isso.

  • Bruno

    E Elisa, esse episódio dos Simpsons tem alguns anos já. E curiosamente não foi lançado poucos meses antes de uma disputa tão significativa para a cidade. Eu acredito em manipulação de tudo.

  • Elisa

    Bruno, e se fosse sobre Madri ou Tokyo também não poderia ser uma conspiração contra as mesmas? Ou será que tem que ser sempre o Brasil o alvo de todas as conspirações mundiais??
    Claro que deveriam escolher um lugar, e escolheram o Brasil sabe-se lá pq, ué!

    É mto Jack Bauer essa historia…

  • Bruno

    Elisa, pode até ser teoria da conspiração minha, mas todos os sites especializados dão a alguns meses Rio e Chicago como as principais concorrentes. Lembrando que San Antonio perdeu pro Rio o Pan 2007, seria reincidente.
    Aceito seu ponto de vista, mas realmente acredito na manipulação de muitas coisas, e acho inclusive que a decisão do COI, vai levar em conta muito mais o Lobby político propriamente dito, do que qualquer outra coisa e seus bla bla blas de legado.

  • Bruno

    Obs:. Estamos falando de uma possível conspiração específica de uma votação mundial importante, porém, não digo que o Brasil ou o Rio é o alvo preferido, muito menos principal das conspirações. Enfim é isso, vamos torcer pro Rio ganhar essa disputa improvável para sediar as Olimpíadas.
    abraços a todos.

  • Elisa

    Ah, Bruno… Vamos não.
    Sou contra essa Olimpiada aqui (já expliquei em algum outro post, eu acho), mas respeito o seu patriotismo…

    E, Quintino, manda mais posts pra gente debater aew!rs

  • Wilson

    Fazem vários filmes sobre crimes e catastrofes nas cidades americanas, principalmente nova iorque, e isso nem arranha o turismo dela, pois a maioria esmagadora dos que assistem são inteligêntes o suficiente para discernir ficção de realidade!
    Isso pra mim é propaganda, divulgação, promoção etc… gratuíta!
    Nossos inimigos verdadeiros estão bem mais perto do que os americanos!
    É minha opinião!

  • Bruno

    Wilson, eu aceito seu ponto de vista, mas tenho 2 observações.

    Primeiro – Acho diferente um filme que fala sobre o fim do mundo e o Cristo Redentor caindo, do que um episódio de um seriado famoso americano, falando hipoteticamente que um brasileiro tentou coagir um membro do COI, 3 meses antes de no “mundo real” ter uma eleição pra ver quem irá sediar a Olimpíada que irá movimentar bilhões na cidade ganhadora, coisa que os EUA fez por exemplo criando as guerras do Afeganistão e Iraque.

    Segundo – Você só pode estar brincando falando que filmes blockbusters como filmes de fim de mundo atendem a um pessoal majoritariamente de inteligência e discernimento ? kkkkkkkkk

  • Bruno

    Quanto ao nossos inimigos estarem mais perto que os americanos, concordo plenamente.

  • FLÁVIO

    Apesar da liberdade de expressão na qual se apoiou os produtores da série, e apesar da má fama que o Brasil possui no exterior, nos quesitos “Corrupção” e “Impunidade”, exibir um episódio com esta abordagem, justamente na semana em que o Comitê Rio 2016 fazia sua apresentação na sede do COI, se configura uma afronta. A exibição do episódio pode levar o telespectador e a opinião pública menos esclarecidos nos EUA a acreditarem que tais fatos podem acontecer realmente. A rede de televisão agiu de maneira irresponsável ao expor negativamente o Brasil, e ainda passa a sensação de que ao tentou manipular seu público desta forma – um recurso escabroso e quase criminoso para beneficiar a ela mesma, já que detém os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos.

    A Prefeitura do Rio deveria publicar anúncios nos jornais americanos, manifestando o repúdio dos cariocas e brasileiros sobre o episódio.

  • Wilson

    Bruno, eu disse inteligêntes, e não super inteligêntes!
    Cara, o mundo quer as olimpíadas qui, já esta “quase no papo”, com certeza não será uma série norte americana que influenciará negativamente.
    Pra mim quanto mais eles falarem sobre o Rio melhor, até mesmo absurdos, pois são eles que chamam a atenção da massa.
    Como eu digo é propaganda gratuita para o Rio!

  • Alvaro

    Pessoal, menos paranoia, por favor.

  • Pingback: Matéria da New Yorker fala de violência no Rio de Janeiro em semana de decisão do COI - Diário do Rio de Janeiro

  • GAMBA

    CRIAR FAMA E DEITAR NA CAMA

Destaque

Abre Cidade da Música Abre Cidade da Música - Já poderia estar funcionando há 3 anos e continua parada, fechada por picuinha política.

Facebook

Publicidade

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados.