O que vai funcionar no Feriadão da Jornada Mundial da Juventude

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Jornada-Mundial-da-Juventude-2013Semana que vem acontece a Jornada Mundial da Juventude e católicos e não-católicos cariocas terão um mega feriado para botar na conta do Papa, os dias 25 e 26 de julho, quinta e sexta-feira, serão um super feriadão que vai até ao meio-dia da segunda, dia 29 de julho. Além disso será feriado parcial após as 16h no dia 23 de julho. Mas é só na capital, já que o objetivo do feriadão é facilitar o trajeto daqueles que vêm ao Rio para a Jornada.

Mas como é um feriadão diferente, já que a cidade precisa manter a infra estrutura para os turistas, terá, por exemplo, bares, restaurantes, centros comerciais, shopping centers, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos funcionando normalmente.

A melhor dica é acompanhar a agenda do Papa Francisco na JMJ e evitar os locais onde ele estará. Como é Chefe de Estado e representante máximo da Igreja Católica, as ruas no entorno devem ser fechada, além daqueles que querem ver Sua Santidade ao vivo.

Advertisement

Pois bem, o Metrô terá funcionamento especial nos principais eventos a Acolhida (25/07) e a Via Sacra (26/07), com embarques escalonados, começando ao meio-dia e se estendendo até às 5h. Para embarcar nesses horários, será necessário comprar um cartão especial — já à venda nas bilheterias das estações Pavuna, Del Castilho, Maracanã, Saens Peña, Praça Onze, Central, Carioca, Glória, Flamengo, Botafogo e Siqueira Campos. Entre os dias 18 e 24/07, o cartão será comercializado somente nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória. O valor é de R$ 3,20. É preciso adquirir os passes em uma das sete faixas de horário na ida (entre meio-dia e 19h); a volta ocorre entre 19h e 5h, sem necessidade de escolher um horário.

Na ida, os trens da linha 1 não param na estação Botafogo e farão desembarque nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos. Não será possível embarcar nas estações Botafogo e Cardeal Arcoverde. Trens da linha 2 terão desembarque na estação Botafogo. Para o retorno, só funcionam as estações Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Botafogo.

Com exceção desses dias, o metrô terá sua operação normal com todas as estações abertas e validade de todos os cartões, inclusive o Peregrino.

Haverá trens extras no dia 23 de julho, terça-feira, entre 22h e 1h, partindo da Central do Brasil para os ramais Santa Cruz, Japeri, Deodoro, Belford Roxo e Saracuruna por conta da Missa de Abertura, em Copacabana. Nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, haverá trens extras para a Central do Brasil entre meio-dia e 16h e, no retorno, entre 20h e 4h. Ainda no dia 26, a Supervia colocará mais trens na pista para atender o público que for à Quinta da Boa Vista.

Os trens funcionam no horário normal, com composições extras, nos dias 27 e 28, sábado e domingo. Como haverá a missa do papa no Campus Fidei, em Guaratiba, no domingo, a operação se concentrará no ramal Santa Cruz. As composições saem das estações Campo Grande e Santa Cruz a partir das 14h30m e o escoamento do público deve ser feito em 14 horas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O que vai funcionar no Feriadão da Jornada Mundial da Juventude
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui