03/03/2008

Momentos Históricos do Rio de Janeiro

Por do Sol na Barra por Olivio Duarte A Veja Rio desta semana fez uma matéria que toda mídia carioca deveria se basear, em vez de contar histórias que denigrem a imagem e auto-estima de nossa cidade, trouxeram 80 momentos que marcaram a nossa cidade. Veja alguns exemplos:

  • Em 25 de setembro de 1893, uma bala de canhão do encouraçado Aquidabã, em ação durante a Revolta da Armada, atingiu em cheio o alto da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, provocando a queda de uma imagem da santa de mármore de uma altura de 25 metros. Apesar do impacto, a escultura sofreu danos leves. Tanto a santa quanto a bala de canhão (conservada em um nicho da parede) ainda estão lá para contar a história.
  • Em 1955, os irmãos Milton, Jaime e João Ponce começaram a produzir e vender biscoitos de polvilho na padaria Globo, em Botafogo. O biscoito Globo, como ficou conhecido, virou sucesso ao ser vendido por ambulantes nas praias e tornou-se um símbolo da cidade. A padaria deu lugar a um prédio residencial.
  • O primeiro clube de futebol da cidade, o Fluminense, foi fundado no palacete de Horácio da Costa Santos no dia 21 de julho de 1902, durante um encontro de vinte jovens de conhecidas famílias da sociedade carioca.
  • ator e ex-astro do futebol americano Mike Henry veio ao Rio em 1966 para filmar Tarzan e o Grande Rio. Uma cena-chave da aventura acontecia no zoológico da Quinta da Boa Vista, onde o professor interpretado por Paulo Gracindo, grande amigo de Tarzan, é assassinado pela tribo dos homens-leopardo. O herói então vai correndo até a Amazônia em busca de vingança. Num intervalo das filmagens em São Cristóvão, Henry dava autógrafos a crianças quando uma vaca se soltou e avançou em sua direção. Foi uma decepção para o público mirim e virou piada na cidade o dia em que Tarzan correu da vaca. 

E tem muito mais no site da Veja Rio, na verdade, mais 76 causos. Parabéns a Livia Durst que fez este excelente trabalho.

A foto, que pode não ser de um momento histórico mas é de uma beleza para entrar na história, mostra o Pôr do Sol na Barra da Tijuca. Retirei do Flickr de Olivio Duarte, que tem outras fotos lindas.

Quintino Gomes

Quintino Gomes

Editor at Diário do Rio
Defensor do Carioca Way of Live, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes

@quintino

Um nerd que ama o Rio
@Fe_Freitas quer dizer que tenho o cérebro de uma ervilha? - 5 days ago
Quintino Gomes
Postado por:
Categorias:
Rio de Janeiro

Comente!

Destaque

Rio-de-Janeiro-por-Rubem-Porto-Jr.jpg Rio de Janeiro é um dos melhores destinos turísticos do mundo - O Rio de Janeiro é o melhor destino da América Latina e o 17º do mundo. Mas precisamos melhorar nossa relação com os turistas.

Facebook

Social

  • Feed
  • YouTube

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. Conteúdo e Publicidade do Blog