Mistérios rondam as pedras do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Pão de Açúcar por Rodrigo Soldon

O Rio de Janeiro é uma cidade fantástica. Além das inúmeras histórias reais, como as de aventureiros que aqui vieram desbravar estas terras; batalhas pela posse do território; intrigas na corte; dentre outras. Pode-se também encontrar coisas intrigantes e misteriosas. Algumas delas, bem ao nosso lado.

Não se trata somente de lendas. Mas também de algo composto por monumentos reais – pedras com estranhos formatos. Muitos acreditam que as figuras encontradas nas pedras são obras de civilizações antigas – vikings, fenícios, egípcios -; de visitantes do espaço. Quem sabe da lendária Atlântida. O certo é que estas elevações aguçaram a curiosidade de D. João VI, D. Pedro I e II, do Instituto de Historia e Geografia Brasileiro e de Carlos Lacerda.

A Pedra da Gávea e os Fenícios

Pedra da Gávea por Matthew Flynn

Advertisement

Quem ao passa pela auto-estrada Lagoa-Barra já não se vislumbrou com a esfinge esculpida na Pedra da Gávea – 842 metros acima do mar. O maior bloco de pedra a beira mar do planeta.  A história oficial fala de portugueses descobrindo as terras do sul do Atlântico, e encontrando aqui somente os povos indígenas. Porém existem teorias e muitos acreditam nelas – inclusive eu – que falam da visita de povos antigos as terras brasileiras, muito antes de os portugueses aqui chegarem. Uma das mais famosas argumenta sobre a chegada dos fenícios ao Rio. Outras falam de romanos, vikings, egípcios e até maias.

Sobre a Pedra da Gávea, além de se poder ver claramente o rosto esculpido na mesma. Pode-se também ver um outro rosto inacabado voltado para o lado sudeste; sem falar nas enigmáticas inscrições e desenhos na pedra, que estudiosos afirmam ser fenícias, inclusive há documentos antigos que já falam das inscrições.

Inscrição Fenícia

Uma tradução destas inscrições feita por um arqueólogo diz:

“Em 856 AC Badezir assumiu o lugar de seu pai no trono real de TYRO”.

Mistérios da Pedra da Gávea                                    Fonte: Site Além da Imaginação

A face, inclusive seria do Rei Badezir e a Pedra da Gávea serviria de túmulo para este antigo rei fenício. Ou que a Pedra da Gávea seria uma esfinge. Veja algumas constatações:

  • A aparência da grande cabeça com os dois olhos (não muito profundos e sem comunicação entre eles) e as orelhas, e o local de um nariz;
  • As pedras enormes no topo da cabeça que se assemelham a uma espécie de coroa ou adorno;
  • Uma cavidade enorme na forma de um portal no norte-leste parte da cabeça que é de 15 metros de altura, 7 metros de largura e 2 metros de profundidade;
  • Um observatório na parte Sudeste como um dólmen, contendo algumas gravuras;
  • Um ponto culminante como uma pequena pirâmide feita de um único bloco de pedra no topo da cabeça;
  • As famosas e controversos inscrições no lado da rocha;
  • Algumas outras inscrições pequenas se assemelham a cobras, raios de sol e etc, localizados em todo o topo da montanha;
  • O local de um suposto nariz, que teria caído há muito tempo.
  • Roldão Pires Brandão, o presidente da Associação Brasileira de Espeleologia e Pesquisa Arqueológica no Rio e um dos muitos fãs da Pedra declarou: “É uma esfinge gravada em granito pelos fenícios, que tem a cara de um homem e o corpo de um animal deitado.
    A cauda deve ter caído por causa da ação do tempo. A rocha, vista de longe, tem a grandeza dos monumentos faraônicos e reproduz, em um de seus lados, a face severa de um patriarca
    ”.

Outros fatos estranhos que rondas a Esfinge são: as estranhas aparições de luzes. Algumas pessoas também dizem ter avistado seres estranhos – talvez guardiões da esfinge ou extraterrestres -. Tem o caso de dois mergulhadores que ao explorar uma caverna submarina no sopé da montanha perderam o sentido e foram parar no alto da Pedra da Gávea. O certo é que algo muito misterioso ronda aquela Pedra e certamente nos traz uma série de indagações.

Os Mistérios do Pão de Açúcar

Pão de Açúcar por Rodrigo Soldon

O Pão de Açúcar também guarda mais um mistério, melhor dois. A pedra, por exemplo, lembra um moai gigante – se for um moai, é pura sorte do Rio, pois dizem que os moais da Ilha de Páscoa faziam parte de um cinturão energético que protegia a ilha.

Imaginação a parte. Convido a você quando estiver na praia de Copacabana ou na Pedra do Arpoador, para que olhe e veja se a pedra do Pão de Açúcar não parece mesmo a estatua de pedra mencionada.

Moai

Existem relatos de que um mergulhador encontrou as patas de pedra e inscrições submersas deste rosto do Pão de Açúcar e que estas foram traduzidas por Ladislau de Souza Melo e Neto, então diretor geral do Museu Nacional do Rio de Janeiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e catedrático em ciências naturais. As inscrições traduzidas, assim diziam:

"Somos filhos da terra de Canaã. Sobre nós pesa a desventura e a maldição. Em vão invocamos os nossos deuses; eles nos abandonaram e assim morreremos desesperados. Hoje é o décimo aniversário do infausto dia em que chagamos a estas margens. O calor é atroz, a água é podre, o ar cheio de repugnantes insetos. Os nossos corpos estão cobertos de chagas. Ó deuses, ajudai-nos! Tiro, Sidon e Baal".

Ibis Pão de Açúcar por marcusrg

Há um outro mistério que cerca o Pão de Açúcar. A Íbis esculpida, que de acordo com a luminosidade é vista com mais nitidez. Sendo a melhor hora para a observação pela manhã. Neste horário, pode-se avistar uma sombra na cavidade da pedra, com cerca de 120 m de altura, formando a silhueta de um pássaro pernalta. O certo é que existe de fato uma parte da pedra do Pão de Açúcar que parece ser esculpida e inclusive serve de abrigo em escaladas.

Depois de termos aguçado a nossa imaginação. Deixo cada um de vocês, tentando decifrar tais segredos, seja através de estudos ou de especulações.

O certo é que o Rio, além de ser uma Cidade Maravilhosa, também é uma Cidade Misteriosa… Quiçá um grande sítio arqueológico a céu aberto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mistérios rondam as pedras do Rio de Janeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Mistérios rondam as pedras do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui