Logo da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

JMJRIO2013Essa vi no Visão Carioca, ontem a Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou oficialmente a logo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013). Ela lembra bastante a usada pelo Rio em sua candidatura vitoriosa para sediar as Olimpíadas 2016 e, por que não, tem um “Q” da marca do Diário do Rio.

Mas o conceito é outro, como pode ser visto na explicação abaixo (que também peguei do Visão Carioca).

 

Advertisement

Logo Jornada Mundial da Juventude 2013 explicadaCom base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.

Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

Fonte: JMJ RIO2013

A JMJ RIO2013 acontece de 23 e 28 de julho de 2013 e são esperados milhões de jovens católicos, entre brasileiros e estrangeiros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Logo da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui