Filhos de Gandhi prestam homenagem à Yemanjá neste domingo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Filhos de Gandhi prestam homenagem à Yemanjá neste domingo

Os devotos da ”Rainha do Mar” poderão reverencia-la neste domingo, 02 de fevereiro, no tradicional Presente de Yemanjá do Afoxé Filhos de Gandhi-Rio a partir das 8h, na Febarj, dando início à concentração no local para a cerimônia de abertura, a tradicional saudação aos orixás – conhecida como Xirê – que acontece às 9h. Após o ritual os participantes seguem em cortejo pelas ruas do Centro do Rio até à Praça XV. A escolha da sede da Febarj como local de concentração deste ano se dá pela adesão e solidariedade do grupo ao primeiro Festival Carioca de Arte Pública – que tem a curadoria do Instituto Tá Na Rua, Cia de atores dirigida pelo dramaturgo e diretor Amir Haddad.

A Barcas S/A colocou gratuitamente à disposição dos fiéis uma embarcação para transportar 1.200 interessados em acompanhar a 49ª edição da entrega das oferendas para Yemanjá, também conhecida como a ”grande Mãe d’água”, considerada uma das entidades femininas mais importantes e populares cultuadas no Brasil. O embarque está previsto para às 11h. A embarcação segue até a praia de Icaraí, em Niterói, para realizar a entrega das oferendas e, em seguida, retorna à Praça XV. Os Filhos de Gandhi realizam apresentações de ijexá, samba de roda e, é claro, muito afoxé, com início previsto para às 13h no Largo de São Francisco da Prainha.

Pelo sexto ano consecutivo, a concessionária apoia a celebração em homenagem ao dia dedicado à ”Mãe de todos os orixás”, que na cultura africana, é representada como uma mulher de ventre fértil, seios volumosos e com característica de comportamento incondicionalmente maternal.

Advertisement

Mazé Mixo - 48 Presente de Yemanjá_Afoxé Filhos de Gandhi (69)

Durante todas as quartas de janeiro até o início da semana oficial da folia, o grupo Afoxé Filhos de Gandhi-RJ ensaia na Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro (Febarj), sempre a partir das 19h30. A pré-venda das alegorias do bloco também pode ser efetuada durante os ensaios e no próprio evento deste domingo (02/02).

Desde 1951 o grupo é reconhecido como um movimento de manifestação cultural, que levanta a bandeira da preservação e do desenvolvimento da cultura afro-brasileira, através das mais diversas possibilidades do gênero no cenário regional e popular do país.

Serviço

Mazé Mixo - 48 Presente de Yemanjá_Afoxé Filhos de Gandhi (97)

GRÁTIS
49º Presente de Yemanjá – Afoxé Filhos de Gandhi-Rio
Data: 02/02 (dom)
Local: Concentração na Febarj
End. Avenida Mem de Sá, nº37 – Lapa
Hora: 8h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Filhos de Gandhi prestam homenagem à Yemanjá neste domingo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui