15/10/2009

Expo Mundial Rio 2020

Exposição Nacional Rio 1908 O Pan 2007, Copa 2014, Olimpíadas 2016 e agora o Rio de Janeiro é candidato a organizar a Expo Mundial 2020. E seria uma excelente desculpa para dar continuidade a revitalização do Porto do Rio.

 

A Expo Mundial, também conhecido como Exposição Universal ou Feira Mundial, é o terceiro maior evento em termos de impacto cultural e econômico, logo após a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. E vem sendo realizado nos últimos 150 anos.

 

A principal atração de uma Expo Mundial são os pavilhões nacionais, criado pelos países participantes. No Expo 2000 Hanover, cada país criou sua própria arquitetura, e o gasto médio por pavilhão foi de 13 milhões de Euros (mais de R$ 33 milhões). O próximo Expo será o Expo Xangai (China) que acontecerá de maio a outubro de 2010, e a estimativa é que tenha a participação de mais de 200 países e um público de 70 milhões de pessoas.

 

O Rio de Janeiro já teve uma Exposição Mundial, foi a Exposição Nacional de 1908 que aconteceu na Praia Vermelha. Do Fotolog de Luiz Darcy (Saudades do Rio):

Em menos de um ano construíram-se imponentes edifícios para abrigar estandes exibidores da produção econômica brasileira.

 

Montaram-se, ainda, dois restaurantes, um teatro, cervejarias e café, além de uma pequena via férrea, para que o público pudesse locomover-se em trenzinhos.

 

O antigo prédio da Escola Militar, construído na Praia Vermelha, no sopé do Morro da Urca, foi transformado no Palácio das Indústrias durante a Exposição de 1908.

 

O prédio já existente na Praia da Saudade, na atual Avenida Pasteur, que era sede de um estabelecimento de ensino militar, durante a Exposição Nacional abrigou o Palácio dos Estados e, depois, o Ministério da Agricultura. Atualmente, sedia o Museu de Ciências da Terra, sendo a única construção remanescente deste memorável evento

Além do Rio, que ainda não apresentou sua candidatou, São Paulo também está listada entre as cidades candidatas a sediar a Expo Mundial 2020.

  1. Copenhague, Dinamarca 
  2. Houston, Texas, EUA 
  3. Manila, Filipinas
  4. Montréal, Québec, Canada 
  5. New York City, New York, EUA 
  6. São Francisco, California, EUA 
  7. Brisbane, Queensland, Australia 
Quintino Gomes

Quintino Gomes

Editor at Diário do Rio
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes
Quintino Gomes

agencia b5
Postado por:
Categorias:
Evento, Rio de Janeiro

Comente!

Comentários

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Andreia Napoleao, Diário do Rio. Diário do Rio said: Rio Expo Mundial 2020, já tivemos uma em 1908: http://bit.ly/46S7G3 [...]

  2. Fátima disse:

    O Rio tem muito mais chances de conseguir trazer este evento ao Brasil. A comissão de escolha vai levar em conta, sem dúvida, o fato de que até o Comitê Olímpico Internacional confia no Rio para realizar grandes eventos. Espero que a prefeitura da cidade foque nisso porque, quando o Rio concentra esforços para trazer algo, ele sempre consegue. Que São Paulo que nada… Rio 2020!

  3. Walace Nascimento disse:

    São Paulo é uma cidade totalmente capaz de realizar a Expo 2020… Até o prefeito do Rio, Eduardo Paes já declarou apoio a nossa cidade. São Paulo tem o décimo maior PIB do mundo (PriceWaterhouseCoopers) e ocupa o 12 lugar em eventos internacionais (ICCA). Aqui acontecem 90 mil eventos ao ano – um a cada 06 minutos – e 75% de todas as feiras e congressos do Brasil (SP Turis), além dos dois maiores eventos de automobilismo do mundo – o GP Brasil de F1 em Interlagos e a SP Indy 300 no Anhembi. Tenho a plena certeza que essa feira será paulistana!!

Facebook

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

Social

  • Feed
  • YouTube

Destaque

Fesetival-de-Cores-por-Marcelo-Freire.jpg 21 razões para o Rio ser o melhor lugar para se viver - É importante lembrar o que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer e mostrar o porquê dela ter esse título.
© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. Conteúdo e Publicidade do Blog