06/10/2009

Escola SESC de Ensino Médio na Barra da Tijuca

Por Bruno Kazuhiro do Perspectiva Política

Imagem Aérea do SESC Barra da Tijuca Alguns podem não saber, porém, o Rio de Janeiro conta com uma escola de ensino médio de excelência inteiramente gratuita. Trata-se da Escola SESC de Ensino Médio, situada entre o bairro de Jacarepaguá e a Barra da Tijuca, que recebe alunos de todo o Brasil interessados em seu ensino em uma área de 59 mil m².

 

A ESEM, mantida pelo SESC, é uma inovação completa. O campus é inteiramente informatizado, com internet wireless e diversos computadores. Os alunos residem na própria ESEM, retornando aos seus estados de origem em datas especiais, e recebem assistência médica e odontológica e laptops em sistema de comodato, além da hospedagem.

O ensino na ESEM é integral e os alunos se formam tendo conhecimentos profundos a respeito do currículo do ensino médio, da língua inglesa e da tecnologia. Como se já não bastasse isso, são oferecidos ainda cursos técnicos.

 

SESC Barra da Tijuca As turmas, que não ultrapassam o número de 15 alunos, facilitando a absorção dos conhecimentos e a qualidade das aulas, são subsidiadas pelo Departamento Nacional do SESC, o Serviço Social do Comércio. Vale ressaltar ainda queos professores também residem na ESEM, o que intensifica muito a interação entre o alunado e o professorado.

 

O horário integral é praticado na ESEM, onde os alunos podem usufruir, além das aulas, de atividades interdisciplinares extraclasse em diversos ambientes internos e externos, dos quais dispõe a ótima infraestrutura do local, que conta com restaurante, teatro com 600 lugares, biblioteca com 40 mil volumes, ginásio coberto, quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, campo de futebol, sala de dança e ambientes para ginástica e musculação.

 

O processo seletivo é feito através de provas e entrevistas com os candidatos e com os pais destes. A preferência é dada aos estudantes de escolas públicas, que, supostamente, teriam mais dificuldade para conseguir estudar em uma Escola de excelência como a ESEM, mas que fosse paga. A Escola recebe anualmente 160 novos alunos e o foco são os jovens talentos.

 

Com certeza, é uma bela iniciativa do SESC que, tomara, continuará economicamente viável por muitos e muitos anos. Vale a pena conferir o site oficial da ESEM e o blog dos seus alunos.

 

A partir de agora, todos vocês já sabem: Sempre que passarem em frente à Escola SESC de Ensino Médio, tenham a certeza de que um ensino gratuito, solidário e de alta qualidade está sendo oferecido ali.

Quintino Gomes

Quintino Gomes

Editor at Diário do Rio
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes
Quintino Gomes
Quintino Gomes

Latest posts by Quintino Gomes (see all)


agencia b5
Postado por:
Categorias:
Educação

Comente!

Comentários

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Diário do Rio. Diário do Rio said: Escola SESC de Ensino Médio na Barra da Tijuca: http://bit.ly/EHWkM [...]

  2. doug disse:

    Boa noite. Eu Estudo No Centro federal de educação Tecnológica do rio de janiero (CEFET-RJ). Faço engenharia e técnico em mecânica. Um dos meus professores do Cefet Chegoua dar aula nesse resinto, só que desistiu pq os alunos sem educação cheavam na sala chingando etc e etc… ele disse que quando falou com a diretora que estava se retirando ela rspondeu que ele era o 4º em duas semanas

  3. Elisa disse:

    Nossa, fiquei impressionada com o que é oferecido nesse colegio. Lembro de ter passado várias vezes pela entrada na época da construção, mas não tinha ideia de como seria…

    Mas depois desse comentário do Doug fiquei meio assustada. Alguém tem mais alguma noticia sobre isso?? Tenho um sobrinho nessa idade e seria otimo ter um ensino de qualidade de graça…

  4. Mari disse:

    Doug,
    Sinto muito mas acho que você está errado. Estudo na Escola Sesc desde sua inauguração (ano passado) e tenho certeza que isso nunca aconteceu. Pouquíssimos professores já saíram, e definitivamente não foi por falta de disciplina dos alunos. Por ser uma escola em que residem alunos e professores, essa é uma relação muitíssimo valorizada e sempre baseada no respeito e na confiança. A linguagem adotada em sala de aula é sempre a mais adequada. A maioria dos professores diz que uma das melhores coisas em lecionar aqui são os alunos, que têm uma atitude diferenciada da maioria. Uma das principais propostas da escola é uma formação INTEGRAL, ou seja, no que diz respeito à disciplina e ao convívio social. Assim, essas situações não acontecem por aqui.

    1. João Vitor disse:

      ooi, poderia entrar em contato com meu e-mail ? gostaria de saber mais sobre a escola! quero estudar la =D

  5. Bem… eu nunca escutei nesta escola e nem nunca a visitei, mas quem eu conheço que já passou, estudou ou trabalhou lá, elogiaram tanto a escola como os alunos….

  6. VNB :D disse:

    Doug,por acaso você diz isso por que não conseguiu passar no processo seletivo da Escola,é isso??
    :D ESEM : o paraíso da educação conteporânea latino-americana!

  7. maira disse:

    gostei muito dessa escola, mto bem desenvolvida e tambem mto bem planejana. só gostaria de saber quando acontecerá a proxima prova.

  8. Aurea disse:

    Em resposta ao Doug… Eu também sou aluna da Escola SESC de Ensino Médio e assim como a Mari, sou totalmente contrária a sua opinião. Tendo em vista que a ESEM(como chamamos a Escola)é sem sombra de dúvidas e já reconhecida, a ESCOLA MODELO no país. O governo do país já tem ciência da ESEM; recentemente recebemos o Ministro da Educação Fernando Haddad para firmar junto a escola e o MEC a construção do Ensino Médio Inovador – baseando-se no que já é posto em prática aqui. Nós alunos fomos selecionados não apenas por uma prova que analisaria apenas nosso nível acadêmico, mas passamos por um processo seletivo que incluiu uma prova objetiva, entrevista pessoal e com nossos pais, dinâmica de grupo – comprovando e provando que um sujeito como indivíduo não deve apenas ter uma excelência acadêmica, mas também caráter, honra e valores. A ESEM é completamente gratuita, oferece vagas para todos os estados do país objetivando também a diversidade cultural (além de nos oferecer suporte como moradia, materiais escolares, laptop, um ensino de excelência e nos induzir a ter um pensamento crítico e atitudes proativas). Assim, como consequência, desperta em nós alunos uma liderança servidora! Agradeço desde já a reportagem, pois a escola, a nossa ESEM merece ser conhecida por todos… ou melhor, todos temos o direito de uma educação de qualidade!

  9. Lucas Cavalcanti disse:

    Também estudo na Escola SESC e me sinto muito orgulhoso de estudar numa escola que é mode nacional.

  10. dayane disse:

    pode tentar + de uma vez?
    tipo, num tem q ta fazendo
    a oitava para poder fazer a prova?
    gostaria de saber urgente!

    1. Gabriela disse:

      Infelizmente a prova só pode ser realizada uma vez, e é necessário que você curse o nono ano.

  11. Jéssyca disse:

    Eu amei essa escola,
    Ouvi falar muito bem dela, muitas vezes
    e como estou me preparando para o concurso ”ensino médio” vou tentar pra Sesc e tomara que eu consiga, pois ja me apaixonei por ela!!

  12. Jéssyca disse:

    Eu ouvi falar muito bem da Sesc e (muitas e vezes), como estou me preparando para o concurso vou tentar pra Sesc pois ja me apaixonei pela escola

  13. thuane taylor disse:

    olá , eu queria saber se na Escola SESC só aceitam alunos que fizeram o ensino fundamental em colégios públicos , por que eu sou estudante do equipe grau em Nova Iguaçu – uma escola particular , mas fiquei muito interessada em estudar na Escola SESC , gostaria que me respondenssem , obrigado .
    beijos !

  14. Marinês disse:

    MARINÊS E ANTONIO
    PARABENIZAMOS A ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO, POR SER A MELHOR ESCOLA DO PAÍS, COM UMA PROPOSTA INOVADORA CHEGOU PARA SER MODELO DE EDUCAÇÃO.
    ESTAMOS FELIZES PELA FORMATURA DE NOSSA FILHA NESSA INSTITUIÇÃO.

  15. Yasmim disse:

    Oi, eu queria saber como funciona esses “dormitórios” , porque eu moro pertinho do CESC e dá pra eu ir andando. Será que eu tambem vou ter que dormir na escola? Eu vou fazer prova pro ano que vem. Se alguem souber me responder , obrigada .

    1. Gabriela disse:

      Olá Yasmim, sim você precisa dormi na escola.

  16. Laíz disse:

    Oi, eu sou Do RJ Mesquita
    Eu estava lendo os comentario e fiquei asustada com o que o DOUG disse. Mais aonde que eu moro ja ouvi varios comentarios sobre o Sesc Rio De Janeiro falando que o ensino era bom… E minha irmã me mostrou como era a estrutura do colégio, e eu achei legal e queria muito cursar os meus 1º, 2º, 3º ano na ESEM…
    Mesmo não estudando no colégio eu acho que o DOUG enventou boatos, por que não conseguiu passar na prova.
    Pois provas de um colégio bom, com boa estrutura, com uma ótima qualidade, com uma educação dos alunos e dos professores exelentes.
    As provas costuma a serem difícies e o DOUG nao teve a capacidade de passar na prova… Eu também nao sei se eu vou passar, Mais nao vou desistir cedo vou continuar tentando.
    Pois a ESEM garantir uma otima educação,e ele não conseguiu a educação o suficiente… Pois a educação vem de casa, mais a sua DOUG eu acho que vc deixou pelo meio do caminho!!!

  17. Gabriela disse:

    beem gente , a escola SESC do ensino medio . é o mundo gente , é muito boa , os alunos são muito educados, simpaticos e gentis . um deles até nos deram um abraço . Ja fui lá é muito bom

  18. Valdilea disse:

    alguma mãe de aluna q estuda na escola sesc poderia me dar mais detalhae dessa escola pois ja ouvi falar muito bem dela , e se tem algum aluno q saiba quando é q começa o processo para 2012 pois ja sei q para 2011 ja tewve pois gostaria q meu filho fizesse a prova

  19. João Vitor disse:

    Olá, tenho 14 anos, 9º ano – 8ª série, gostaria de saberquando será a seleção de novos alunos para 2012 ?

    1. Gabriela disse:

      Olá João Vitor, eu também estou me preparando para a prova. As inscrições ainda não começaram, mas você pode vê o conteúdo da prova no site: http://www.escolasesc.com.br Boa sorte

  20. Daniel disse:

    Normalmente é no meio do ano que acontece, mas fiquem atentos ao site do colégio, sempre dando uma olhadinha.
    http://www.escolasesc.com.br
    Sou aluno de lá e lá é maravilhoso. Não é fácil passar, cada ano está ficando mais difícil, estudem muito e se forem para a 2°fase sejam vocês mesmos. Fica a dica xD

  21. yasmin disse:

    Gostaria de saber quando começa a seleção de alunos, pois quero muito estudar la, e estou terminando o ensino fundamental este ano.

  22. Carla disse:

    Yasmin, a inscrição para participar do processo seletivo – 2012 geralmente começa no final de maio e termina no começo de junho. Fique sempre atenta às datas e boa sorte.

  23. Danrley Marques disse:

    Tenho 13 Anos – é Fasso o 9° Ano – 8° Serie !
    Moro em Olinda – Pernambuco .
    Minha Mãe que me colocar nessa escola ! mas eu não estou querendo ir !
    mas agora fiquei mas tranquilo porque tem que fazer uma prova é eu sei que não vou conseguir passar :D

  24. aina disse:

    olá, gente so queria saber de uma coisa tipo exemplo: eu vou estudar lá.O ensino medio vai ser normal como em qualquer escola so que no sesc agente terá de morar será que com o termino ensino medio qual garatia terei pois não terei o profissão voces faz o um teste pra gente entrar na faculdade ou depois do ensino medio é por nossa contar .

  25. Julia disse:

    Olá, eu queria saber como é realizada essa prova e a entrevista.. Já ouvi falarem muito bem , e queria muito conhecer melhor a metodologia e os aposentos.. A prova é mt dificil? que materias eles costumam cobrar mais? e mais uma perguntinha.. eu estou cursando a oitava série (nono ano), então na prova eles irão pedir a matéria desse ano ou do ano que vem?
    ficaria muitíssimo grata se alguém me respondesse.

  26. Nathália Amorim e Nathalia Falcão disse:

    oi, minha prima e eu queremos muito entrar nessa escola, e queriamos saber se é a escola que escolhe os alunos que vão ficar no mesmo quarto ou são os alunos ?

  27. victoria rangel disse:

    Ola mru nome é Victoria Rangel tenho muita vontade de passar nessa prova mas eu venho de colegio particular

  28. Felipe Oliveira disse:

    Comentar…

    1. Num te falei …agora só falta estudar rs

  29. Vivian Soncini disse:

    amei a escola vou estudar pakas pra entra nessa escola

    1. Kerley Gomes disse:

      Como entra?

    2. Vivian Soncini disse:

      Kerley Gomes tem que fazer prova

    3. mais sera que essa prova é muito dificil ?

  30. Eu gostaria de estudar nessa escola. Como faço para me escrever para fazer as procavas.
    E tanbem oq me ensentivou a querer estudar foi uma vizita que eu fiz com a:escola zelia braune. Com o professor :cadu.
    Meu email: samila-01@hotmail.com

    eu adorei esse site.

  31. Mariana Arcanjo disse:

    Olhai Amanda Striicher, Cinthia Bastos e Maria Raquel Martinez :) xx

  32. Kerley Gomes disse:

    Eu quero ir pra láa

  33. aii vou tenta fazer a prova

  34. Leticia Lacerda disse:

    Vou estudar dms dms dms da conta, eu quero muito estudar lá. E eu vou !

  35. Karen Milhena disse:

    Com 17 anos pode fazer a inscrição?

    1. depende em que ano ou serie

  36. Vitoria Bpv disse:

    Eu sou de escola particular, mas desdas férias to estudando muito para passar nesse concurso. quero muito estudar nessa escola, é a escola dos meus sonhos *-*

    1. João Mazzo disse:

      hã???

  37. Victor Hugo Teixeira Lourenço disse:

    ainda falta algum tempo pra eu estudar lá, mas eu com certeza vou estudar lá !

  38. Victoria Lima disse:

    Nossa Sou de uma escola publica, mais eu to me esforçando muito para poder entra lá, desde pequena eu quero estudar lá . É a escola dos meus sonhos !

    1. Ieda Amaro disse:

      vc, vai conseguir.

    2. Ieda Amaro disse:

      vc, vai conseguir.

    3. Victoria Lima disse:

      Assim eu espero ! Obrigada Romario

    4. Raphaella Sant'anna disse:

      Com,certeza.Você,quer,você consegue!"ENTRAREMOS".Também quero,muito!Bj

  39. a prova é fácil!O importante mesmo é a redação!Eu já participei da primeipar parte do processo admicional no Rio de Janeiro e vi que passar na prova não é nada impossivel

  40. Fazendo o pré em outro municipio só pra entra nessa escola *-* Sonho..

  41. quando começa seleçao ?

  42. Luiz Claudio Winter disse:

    Para alunos do estado do Rio mesmo de escola particular,podem inscrever-se?achei muito interessante…gostaria q meu filho mais novo tentasse,pois o outro esta no cursinho

  43. Vania Regina disse:

    Como fazer para ingressar nesta Escola Modelo, pois, meu filho cursa o 1o. ano do ensino médio no Pedro II, mais gostaria que ele tentasse uma vaga nesta Escola Modelo.

Facebook

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

Social

  • Feed
  • YouTube

Destaque

Foto-de-Sheila-Tostes.jpg 4 motivos para amar a mulher carioca?! - Já diria o poetinha “A mulher carioca tem tanta coisa que nem sabe que tem” e o site MHM fez uma lista com os motivos para se apaixonar por uma carioca.
© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. Conteúdo e Publicidade do Blog