Em Defesa do contribuinte carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em Defesa do contribuinte carioca

Fruto de um esforço conjunto da Comissão de Assuntos Tributários da Ordem dos Advogados do Brasil  – Seção Rio de Janeiro – e técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda, o Projeto de Lei (PL) 21/2013 foi criado para estabelecer orientações técnicas de proteção, defesa e garantias dos direitos dos contribuintes do Município do Rio de Janeiro e, a exemplo do  Código de Defesa do Consumidor (CDC),   trazê-lo à condição de igualdade perante a Administração Fazendária. Caso aprovado, o Município do Rio de Janeiro será o primeiro do Brasil a possuir legislação semelhante.

Os objetivos principais do PL são equilibrar a relação entre o fisco e o cidadão, garantir mais transparência às normas relativas às matérias tributárias, proteger os direitos fundamentais do contribuinte e assegurar sua ampla defesa, além de regulamentar as suas obrigações para com o erário municipal.

Caso a Lei entre em vigor, muitos avanços serão alcançados na matéria. Entre estes, a consolidação normativa a cada dois anos; a antecipação do prazo para recolhimento de tributo, que só poderá ser efetivada através de lei e com anterioridade de 90 dias; a  desconsideração da personalidade jurídica, que passará a ser realizada somente por decisão judicial; o  cumprimento de intimações, com prazo mínimo de 10 dias;  a  suspensão do prazo para intimações, enquanto os documentos, arquivos e/ou livros estiverem em poder de outro órgão.

Advertisement

O PL recebeu apoio da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), do Instituto de Advogados do Brasil (IAB), que ofereceram recursos humanos das suas respectivas comissões tributárias para estudar e propor artigos que possam ampliar a abrangência do projeto, além do Clube de Diretores Lojistas.

A aprovação de um projeto que visa a proteger o cidadão carioca e a dar mais transparência à Administração Tributária na Cidade do Rio de Janeiro é urgente e precisa contar com a adesão de advogados, entidades de classe e dos contribuintes, principais beneficiados com leis modernas e que garantam, efetivamente, seus direitos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em Defesa do contribuinte carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui