06/08/2009

Eleições 2010 Governador: Quadro Eleitoral

Sergio Cabral O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), enviou hoje para os assinantes de sua newsletter uma leitura de como está o atual quadro eleitoral no Rio de Janeiro. Por sua leitura vemos que a situação está cada dia pior para o atual governador Sergio Cabral que vai ter de disputar no interior com Garotinho, na Baixada com Lindbergh e na capital e Niterói com Gabeira (ou o candidato que vier da aliança PSDB-PV-DEM-PPS).

 

É bom lembrar que na última eleição para prefeito os candidatos apoiados por Cabral perderam em várias cidades importantes, como Niterói, Nova Iguaçu, Caxias e na capital venceu por uma pequena margem. Soma uma popularidade baixíssima para um político que é poupado (e muito) pela imprensa, ou seja, quando vier as eleições e um aumento das críticas contra ele…

 

Fique com o texto de Maia:

O QUADRO ELEITORAL NO ESTADO DO RIO!

1. A cada dia fica mais claro que a eleição para governador do Estado do Rio terá um garantido segundo turno, e que nenhum candidato alcançará os 30%. Use-se como referência a eleição para governador de 2006. No primeiro turno, Cabral teve 37% dos votos e Denise Frossard 22%. O quadro era mais forte e diversificado que o atual, com Crivella, Eduardo Paes, Wladimir Palmeira, Lupi, além de Cabral e Frossard.

 

2. Frossard venceu Cabral na Capital e em Niterói, com quase 30%, Cabral ficou próximo. É evidente que uma candidatura a governador como a de Gabeira, alcançará resultado ainda mais expressivo na Capital e em Niterói. Hoje, nenhuma pesquisa lhe dá menos que 35% nessas duas cidades, que representam mais de 45% do eleitorado.

 

3. Cabral vem se equilibrando com um pouco menos de 30% nas pesquisas informadas. Isso, com uma imprensa -digamos- extremamente paciente e com todo o palanque de Lula que se arma no ERJ a cada 15 dias. Com a campanha em ação, os espaços de seus adversários serão muito maiores para a crítica, seja pela própria cobertura da imprensa (mesmo que com candidato preferencial), seja pelo acesso a TV e Rádio, publicidade gráfica e em carros de som, além da mobilidade pessoal aberta. Sendo assim, esses quase 30% de Cabral devem ser seu teto em campanha.

 

4. Garotinho, chamado pela esfera federal para ser outro palanque para Dilma, já ultrapassa os 15% e vence Cabral nos segmentos de menor renda e nível de instrução. Lindbergh, na medida em que comprove que sua candidatura agrega a Dilma (independente de quem perca), espalhará ainda mais o voto, com as intenções de voto já registradas na Baixada.

 

5. Com isso, teríamos um quadro de 4 candidatos, onde as possibilidades do segundo turno serão uma análise combinatória de quatro, dois a dois. Com esse quadro, quem alcançar 25% estará certamente no segundo turno

Quintino Gomes

Quintino Gomes

Editor at Diário do Rio
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes
Quintino Gomes

agencia b5
Postado por:
Categorias:
Cesar Maia, Sergio Cabral

Comente!

Comentários

  1. ALEXANDRE MANHAES disse:

    continuo vendo e ex gov garotinho avançando rumo a vitória,e com certesa o quadro mudara muito com a entrada de gabeira,denise,sirkis,ja vejo lindberg dando muito trabalho pois se ele não tiver espaço e se unir com garotinho ai ninguem segura. ta ai minha visão

  2. Luiz Fernando disse:

    Garotinho,

    O pior governador que este Estado já teve, nota-se que boa parte do povo do Rio é notadamente de pouca inteligência, ora o que o garotinho fez como o estado do rio:

    1- um governo populista, que retirou dinheiro da saúde e aplicou no cheque cidadão,programa este sem transparência nenhuma.

    2- um governo de escandalos : propinoduto ,o chefe de polícia civil era tb. cheque da quadrilha de bicheiros ; a mesma empresa que recebeu do Estado do Rio mais de 100milhões de reais para treinar os professores do estado, uma ONG, financiou sua campanha em mais de 10 milhões de reais, …

    3- um governo de secretários de Estado altamente incompetentes, basta ver os muitos processos que estes respondem não só no governo garotinho, como tb. no de rosinha.

    4- o governador ao ser secretário de segurança na gestão de sua esposa rosinha, fez 8 (oito) promessas e não cumpriu nenhuma.

    5- Utilizou o segundo Estado mais importante da federação para promover seus projetos pessoais, em detrimento de uma gestão pública transparente e de compromisso com os anceios da população.

    6- Na educação foi uma lastima, deixando as escolas do rio em situação de abandono, de penúria.

    7- Criou as chamadas cooperativas e conseguiu desestruturar a já combalida administração pública do Rio.

    8- suas indicações políticas em todas as áreas, tornaram seu governo um horror, um governo para atender interreses pessoais e de seus aliados políticos.

    9 – No sistema de transportes, não fez investimento algum , foi mediocre e conivente com os ônibus piratas interestaduais e tb. as vans…,

    10 – Só pensava em brigar com o governo federal e estadual, em nada ajudou a capital a cidade do Rio de Janeiro e no interior fez muito pouco, aliás, asfalou alguns lugares, mas o povo é burro, muito burro e acha que isso é suficiente…

    11- Deixou os hospitais publicos do Estado do Rio em frangalhos, desviando verbas da saúde para outros fins, como o cheque cidadão

    12- Conseguir fazer com que o Estado do Rio, ganhasse desconfiança internacional,pois suas politicas populistas não tinham um fim a não ser, projetá-lo para a candidatura a presidencia da republica.

    12- Garotinho, trata-se de um mentiroso, pois disse que despoluiu a baia de guanaara em seu governo, isso é mentira, pois no seu governo o programa de despoluição da baia de guanabara foi um caos, não andou.

    13 – A Cedae, a úncia empresa do Estado do Rio dava prejuízo no governo garotinho,pois era administrada por polícos e não tecnicos e no governo do estado atual a Cedae da lucro. Isso é prova que no governo garotinho a gestão do Estado foi a pior possivel, ou seja, um case de como NUNCA SE ADMINISTRAR UM ESTADO.

    PODERIA ESCREVER MUITO MAIS, MAS PRECISO ESTUDAR E DIGO-LHES A VERDADE QUE SE O GAROTINHO QUE PREGA SER DE DEUS, REALMENTE FOSSE DE DEUS NUNCA TERIA FEITO UM GOVERNO TÃO PREJUDICIAL, MEDIOCRE QUANTO FEZ.

    GAROTINHO, SENHOR DAI-NOS FORÇA E AFASTA-NOS ESSE CALICE DE NOS, QUE SEJA FEITA A VOSSA VONTADE DEUS PAI.

    LUIZ FERNANDO
    CIDADÃO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA RJ.

  3. Luiz Fernando disse:

    Prezados,

    Gostaria de dizer que fui injusto com o ex-governador Garotinho, pois disse que ele fez o PIOR GOVERNO que este estado já fez, Nào é verdade,pois ele fez o SEGUNDO PIOR GOVERNO QUE ESTE ESTADO JÁ TEVE, POIS ficou 3 anos e 3 meses.

    O PIOR GOVERNO QUE ESTE ESTADO JÁ TEVE FOI O DE SUA ESPOSA ROSINHA GAROTINHO, JÁ INICIOU O primeiro dia de governo brigando com o Gov. Federal.

    O PRIMEIRO LUGAR DE PIOR, +MEDIOCRE, GOVERNO QUE O ESTADO DO RIO JÁ TEVE FOI PARA Rosinha Garotinho e o SEGUNDO PIOR GOVERNO VAI PARA O GAROTINHO.

    “Eu não tenho medo dos homens maus, eu não tenho medo dos homens violentos, corruptos, eu não tenho medo dos homens que enganam o povo sofrido, dos ladrões, EU TENHO MEDO DOS HOMENS BONS QUE SE CALAM”

    Martin Luther King.

  4. Rayssa disse:

    Garotinho e o cara vem que estamos esperando………………….

  5. Ramison Cristiano disse:

    Essa eleição terá 2º turno que será Garotinho e Cabral,na Baixada só dá Garotinho,eu sou morador de Austin um Bairro de Nova Iguaçu onde o atual Prefeito e pretendente a Governador é Lindberg que está se aliando a Wagnermontes pra ver se ganha,só que o atual Prefeito de Nova iguaçu(Lindberg)está mas queimado que estrume de vaca,a unica coisa que ele fez foi destruir o que o Garotnho e Rosinha quando Overno construiram,Garotinho tem muita obra e prestigio na Baixada.
    Quero resaltar ao companheiro que disse que o povo que vota em Garotinho é dotado de pouca inteligencia,que,não é não e iremos mostrar isso nas urnas.

  6. RUFINO A.AVELINO disse:

    FICA COMPLICADO SABER QUEM É O MELHOR GOVERNO DO RJ, AMBOS JA FORAM DO MESMO PARTIDO TANTO O GAROTINHO QUANDO O CABRAL, O CABRAL TEM HOJE EM SEU GOVERNO PRESIDENTE DE ORGÃOS QUE LABEM O PÉ DO GAROTINO. NO ATUAL GOVERNO , MAQUIARAM A SAUDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, NESTAS TRES AREAS SÃO CONSTANTEMENTE TOMADAS MEDIDAS EQUIVOCADAS,NA SAUDE AS UPAS FALTAM MEDICOS , NA EDUCAÇÃO , INFORMATIZARAM ALGUMAS ESCOLAS DA REDE, MAS SE ESQUECERAM DA PEÇA PRINCIPAL, QUE SÃO OS PROFESSORES QUE SÃO MAU REMUNERADOS, NA SEGURANÇA, ADOTOU-SE A POLITICA DO ENFRENTAMENTO E OS AUTOS DE RESISTENCIA, COM ISSO MUITOS INOCENTES TEM SIDO MORTOS , E PIOR APARECEM COM ARMAS NAS MAOS E PORTANDO DROGAS COMO SE NÃO BASTASE TEMOS UMA POLICIA EM SUA MAIORIRA CORRUPTA QUE SE ESPELHAM NESTA CORJA DE POLITICOS CANALHAS, POR ISSO IMAGINO QUE A SOLUÇÃO NESTA ELEIÇÃO DE 2010 O IDEAL SERIA QUE TODOS VOTASSEM NO 9999 E CONFIRMASSE (ANALANDO O VOTO) POIS URNA NÃO É PENICO E COM CERTEZA COM ESSA ATITUDE CHAMARIAMOS A ATENÇÃO DA OPINIÃO PUBLICA INTERNACIONAL, E QUEM SABE CONSEGUIRIAMOS DESFAZER A FARSA DE QUE ESTA CIDADE E ESTE PAÍS SÃO MARAVILHOSOS.

  7. anonimo disse:

    garotinho de novo? serjio cabral? voto por esclusao.

  8. anonimo disse:

    garotinho ,deve enfrentar uma de suas piores campanhas,pois o cabral tem uma midia macia quando o assunto e o rj mas quando estourar o prog. grat.eleitoral mais debates … as verdades se confrontarao,sem se falar nas outras opçoes, que nao poderemos ignorar o seu poder de pulverizar ,migrar e conquistar votos… fala-se de polarizaçao sem se conhecer as outras propostas,;muita calma gente!!! nao e futebol, e´ o destino de um Estado por sinal” IMPORTANTE”.

  9. ALEX BUCCOS disse:

    NÃO EXISTE CANDIDATO BOM PARA O GOVERNO DO RIO ,ENQUANTO O CESAR MAIA NÃO ENTRAR NA DISPUTA , VOU TENTAR ESCOLHER O MENOS PIOR.

  10. Rosalvo disse:

    Cabral esta blindado pela midia ,nao focam p/as catastroficas “açoes”do seu governo ,e´ o garoto de ouro do presidente lula,mimado demais p criar resistencias contra a emenda ibsem , na hora de socar a mesa e tomar atitude …chorou.Garotinho esta com o “couro trato”, vao futucar sua historia ate ele retirar sua candidatura e leva-lo a outra greve de fome ,uma campanha que promete uma verdadeira guerra de nervos e um debate de baixissimo nivel .Aguardem os proximos episodios q so estão começando.

  11. edson disse:

    Gabeira neles, é o único que fala a verdade!

  12. edson disse:

    Gabeira neles, é o único que fala a verdade. FORA CABRAL…

  13. edson disse:

    Não acredito que o cidadão de bem saia da sua casa, para votar no Cabral, o homem por onde ia era vaiado de uma hora virou bom moço. FORA CABRAL… OBS; O POVO RECLAMA MAIS ADORA UM CORRUPTO VOCÊ FAZ PARTE?

  14. Juliana T. T. disse:

    Está muito bom, mas queria que tivesse mais detalhes, os porcentos certinhos, com pequenas margens de erro.

  15. Jefferson Pereira disse:

    como saber quenta ganhado a eleiçao embelforrroxo.

Facebook

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

Social

  • Feed
  • YouTube

Destaque

Fesetival-de-Cores-por-Marcelo-Freire.jpg 21 razões para o Rio ser o melhor lugar para se viver - É importante lembrar o que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer e mostrar o porquê dela ter esse título.
© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. Conteúdo e Publicidade do Blog