E começou o carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Bloco Gigantes da Lira por Irene Pinheiro Para tudo, entramos na semana de carnaval… A pergunta agora mais feita na cidade será: "Vai ficar no Rio?", seguida por "Vai pra onde no Carnaval?", mais distante "Qual bloco você vai?", e "Vai desfilar em alguma escola?". A cidade respira o carnaval e assim as pessoas já dizem: "Ah, agora não dá, deixa pra depois do carnaval".

Nossa cidade tem a melhor festa do mundo e para todos os gostos! Não quer gastar nada, tem os blocos. É gringo, tem as casas de show e, de certa forma, as escolas de samba (eles aguentam no máximo 3 escolas). É de família tradicional? Tem aqueles bailes antigos! Se é solteiro ou solteira é uma maravilha! Para os gays são quase 4 dias de Orgulho Gay, e nem precisam procurar muito e nem pensar no preconceito (convenhamos, já imaginou o carnaval carioca sem eles? Não existiria!).

Para que viajar? Ficar sem água e no engarrafamento na Região dos Lagos? Na chuva da Costa Verde? Ir para Salvador? Fazer o que lá, pagar abadá? Fica na Banda de Ipanema que é muito mais tradicional!

Mas, óbvio, há quem não goste do carnaval do Rio, como o Gustavo do Eclipse, que faz um post bem ranzinza sobre os blocos e as notas dos desfiles (mas até que tem razão sobre as notas):

Advertisement

as notas dadas para escolas de samba têm tanta objetividade quanto aquelas dadas para Saltos Ornamentais. Se até hoje para mim é um mistério porque um salto leva nota 8,7 e o outro leva 8,5 (e a nota é dada em segundos, veja bem), também escapa à minha compreensão porque diabos “Harmonia” é avaliado com 9,8 e não 9,9 – ou 10. E como avaliar o samba-enredo? Sim, eu sei, você avalia o samba em “bom samba” ou samba chato”. Mas dar 6,7 para um e 7,2 para outro, sinceramente, não saberia como fazer. É só transferir, por exemplo, para “Músicas dos Rolling Stones “. Vejamos: dou 10 para “Shine a Light” (uma das minhas favoritas) mas 8,6 para “Live with me” e 5,5 para “2000 light years from home”. “Satisfaction”? Ganha o Estandarte de Ouro porque encanta as arquibancadas, mas eu tiro 0,8 pontos porque o riff é muito repetido.

O Simplescidade também está dando umas boas dicas para quem quer viajar para lugares tranquilos (particularmente não acho tranquilo pegar engarrafamentos para sair da cidade).

É isso aí bom carnaval!

Foto que ilustra este post retirada do Flickr de Irene Pinheiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp E começou o carnaval
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui