Como andam as Eleições 2014 no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Senado por Xavier Donat

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, e pré-candidato a governador do Rio de Janeiro, Cesar Maia (Democratas) em seu ex-blog da última segunda feira comentou sobre como andam as eleições 2014 no Rio de Janeiro.

De acordo com Maia (e mesmo que você não goste do vereador vale a pena assinar seu ex-blog) os números da eleição para governador não devem se movimentar, pelo menos até setembro e os nomes não devem alterar muito. Entretanto para Senado as coisas começam a esquentar, com a possibilidade até de Denise Frossard vir candidata e sem nenhum dos nomes postos até agora, Sergio Cabral e Romário, serem candidatos. Leiam:

Advertisement

NOVIDADES NO FRONT DAS ELEIÇÕES NO RIO DE JANEIRO?

1. Olhando as pesquisas publicadas, a sensação que se tem é que tudo está na mesma há pelo menos 5 meses. Os dois –Garotinho e Crivella- que lideram dividem, quase ao meio, os 35% das intenções de voto. Depois vem, no entorno dos 10%, Lindbergh –um pouco a frente- e Cesar Maia. A seguir Pezão com seus 5% ou pouco mais e depois Miro com 2%.

2. O destaque nas pesquisas que captam bem os que não responderam são os 40% ou algo mais (até 48%) que dizem não votar em nenhum deles. Como todos os nomes são bem conhecidos, fica a indagação se essa tendência a não votar em ninguém se manterá. Com o lançamento oficial de Miro Teixeira apoiado por Marina e Campos, ele deve acompanhar o patamar atual de Pezão, deslocando uns 3 pontos dos que hoje não marcam nenhum. Mas isso não altera os 40%.

3. Se se mantiver e dado que esses patamares atuais estão bem cristalizados e supondo que a taxa de troca será baixa, esses números irão se repetir até o início de setembro, suavizados pela ausência de pré-campanha em função das atenções voltadas para a Copa do Mundo.

4. O quadro de candidatos a senador é que começa a ser movimentado. Cabral está disposto a concorrer se seu nome for marcado por 20% dos eleitores nas pesquisas de junho. Romário se coloca no grid de largada, com um pouco menos que esse patamar de Cabral. E com eleição de deputado garantida, vai aguardar a formação –de fato- da lista. A imprevisibilidade afugenta pré-candidatos. Dornelles só será candidato se Cabral não for. Terá que aguardar junho para decidir.

5. Wagner Montes –diz-se- está disposto a ser candidato. Muitos acham que seu nome lideraria as intenções de voto. Mas quer liberdade em relação às candidaturas de governador e presidente- para fazer a sua campanha. Jandira Feghali –que poderia compor a chapa com Lindbergh- e vai razoavelmente bem nas pesquisas, no patamar de Romário, está sendo pressionada pelo PCdoB a concorrer à deputada federal, pois o partido teme perder bancada com a decisão de Manuela D’Ávila de ser candidata à deputada estadual, olhando para 2016.

6. E ainda –com o tema segurança pública voltando às manchetes e a preocupação das pessoas- abre-se um vetor para quem represente esse tema e tenha uma base de lançamento sólida. Beltrame aceitaria? Analistas dizem que seria a vez de Denise Frossard e que se seu nome for colocado em pesquisas vai surpreender.

7. Bem, se a bolsa de Londres abrir apostas para o Rio de Janeiro, quem apostar em qualquer um e vencer, usufruirá de uma pule alta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Como andam as Eleições 2014 no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui