Charles Miller? Que nada, o futebol brasileiro surgiu em Bangu com Thomas Donohoe

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Thomas Donohoe De acordo com a  história contada em Bangu, o escocês Thomas Donohoe que teria trazido para nosso país a primeira bola de futebol camuflada em uma caixa de madeira na Fábrica de Tecidos Bangu.

Pois bem, em abril de 1894, o técnico têxtil escocês chamado Thomas Donohoe, da Companhia Progresso Industrial do Brasil – antiga Fábrica de Tecidos Bangu, trouxe do Reino Unido a primeira bola de couro, uma bomba para enchê-la e alguns pares de chuteiras, camuflados dentro de uma caixa de madeira junto com equipamentos e materiais comprados para a fábrica. Bem antes da primeira partida feita por Charles Miller em 15 de abril de 1895.

Antes mesmo de Donohoe trazer a primeira bola, em 1893, os técnicos ingleses e escoceses, recém-chegados, já falavam com entusiasmo sobre uma nova modalidade esportiva, o football, para os operários locais, que ficavam empolgados com a narrativa. Das conversas, nasceu a ideia de trazer a bola e fazer um “field” – como os ingleses denominavam o campo de futebol.

As primeiras partidas foram realizadas num campo improvisado, próximo da fábrica. O esporte era praticado sempre aos domingos, pois era o dia de folga dos funcionários. Com o tempo, a tão conhecida “pelada” de todos os domingos logo se transformou no principal lazer dos britânicos. Participaram do primeiro jogo pioneiro de football, em setembro de 1894, em Bangu, os srs.: F. Smith, Clarence Hibbs, E. Elkin, Thomas Hellowell, John Stark, M. Sutton, James Hartley, Thomas Donohoe, W. Jeakes, Henry Bennet, J. Harmond e Thomas Sterling.

Cada time jogou com apenas seis players, mas foi o suficiente para garantirem a diversão. Com o tempo, um maior número de pessoas se interessaria e neste momento poderia ser realizada uma partida com dois elevens. Para Donohoe isso pouco importava, o fato principal é que ele havia matado as saudades do football e conseguido realizar a primeira partida. Não houve preocupação com o uniforme, com as anotações dos gols marcados, com a cronometragem – o importante era matar a fome de bola. Por esta falta de dados palpáveis é que se prefere creditar a Charles Miller a introdução do futebol no Brasil em outubro de 1894 e a realização da primeira partida em setembro de 1895, bem depois do jogo do sr. Donohoe.

Advertisement

Fábrica de Tecidos Bangu

Algo que surgiu como entretenimento entre os trabalhadores, logo se tornou sério e profissional.  Em 1897, começaram a discutir sobre a possibilidade de se fundar um clube para a prática do futebol. A princípio, os empolgados jogadores tiveram dificuldades, pois a direção da fábrica não apoiava a iniciativa de seus empregados. Somente em 17 de abril de 1904, sendo presidida por Willian French e Thomas Donohoe, fundou-se o Bangu Athletic Club, atual Bangu Atlético Clube.

Inclusive, seu filho, Patrick foi o maior ídolo do clube nos anos 1910. Foi um goleador, inclusive em clássicos – caso dos dois gols marcados na vitória de 4 a 2 sobre o Flamengo em 1918, depois de sofrer goleada de 9 a 1 no primeiro turno.

Ou seja, desculpe-me os paulistas, mas o futebol nasceu em Bangu, no Rio de Janeiro.

Saiba mais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Charles Miller? Que nada, o futebol brasileiro surgiu em Bangu com Thomas Donohoe
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui