12/02/2010

Carioca não se acha, Carioca É!

SaltosePescariaporWilliamKitzinger Carioca não se acha, Carioca É! Hoje o colunista André Forastieri, em seu blog no R7, faz críticas aos cariocas e diz que o “carioca se acha”, ah me desculpa Forastieri o carioca nunca se acha, sabe por que? Porque nós somos!

 

Por exemplo, não achamos que os “paulishtas” são otários, eu acho chato os que entram no Diário do Rio para ficar falando mal do Rio, bem, coisa de otário mesmo. Mas Sampa não manda um rio de dinheiros para cá, até porque pagamos proporcionalmente mais imposto que vocês e vamos lembrar que o ICMS sobre o petróleo que vocês consomem em um absurdo jurídico é pago aí e não para onde produz.

 

E quanto ao Rock carioca! Ô André, se não fosse o Rock in Rio ainda estaríamos rastejando nessa área. E, caramba, Legião, Paralamas, podem até ter vindo de Brasília mas é aqui que se instalaram. E, pera lá, e o Barão Vermelho com Cazuza, seu esilo blues, consegue ver nosso Rock sem eles? E o Circo Voador?

 

Pô Forastieri, dizer que as bandas não vem ao Rio de Janeiro por que não dá lucro? Caramba… com exceção de uma ou outra é para cá também que elas vêm. Beyoncé teve de fazer dois shows e lotados… é no Rio que grandes bandas têm seus recordes…

 

O carioca trabalha, trabalha bastante, a diferença é que no final dá pra pegar uma praia. Nossos engarrafamentos são até pesados mas no final temos o Cristo Redentor nos olhando.

 

É por isso que digo, o carioca não se acha, o carioca é, não só por estes motivos mas por tantos outros que pode-se ler aqui no Diário do Rio.

 

Foto: Saltos e Pescaria por William Kitzinger

Postado por:
Categorias:
Destaque, Rio de Janeiro

Comente!

  • http://www.blogols.com.br/ Carlos Alberto Ferreira

    Sensacional! Concordo com cada vírgula do seu texto. Lá no Blogols também sofremos com os recalques dos que não moram no Rio de Janeiro…

    Abraços,

    Carlos Alberto Ferreira – Colunista do Blogols: http://www.blogols.com.br/

  • Rodolfo.

    E as mulheres cariocas são muito mais lindas que as paulistas…

    Existem paulistanas lindas, mas elas compõem 0,00000001% da população de São Paulo…

    As cariocas são muuuuito melhores……..

    • http://diariodorio.com Quintino Gomes (Editor)

      Rodolfo,
      nisso discordo em parte, as cariocas são lindas mas mulher bonita tem no Brasil todo.

  • http://www.chrisb.com.br/ Chris Benseler

    Não sabia que preconceito se responde com preconceito…
    Paulista que fala mal do Rio é tão idiota quanto carioca que fala mal de São Paulo.
    Desnecessário.

    • Heitor

      Pera ai!
      Ninguem falou mal de Sao Paulo por mais que mereça,o que foi postado so comparou as vantagens que existem de ser carioca e morar no Rio De Janeiro com as vantagens de ser paulista e morar em Sao Paulo.
      E cá entre nos o que foi escrito nao foi mentira!

    • Cadu

      Concordo plenamente, o carioca se sente qdo o paulista fala mal do Rio, mas responde com críticas tb. pq O rio é isso e aquilo, eu acho sinceramente que o Brasil é lindo, nordeste, sudeste, centro oeste, norte e o sul que é show de bola. Mulheres belas tem em todo o Brasil. assim como o Rio tem a zona sul como espaço geográfico abençoado, tem outras partes bem feiinhas diga de passagem bem perto dessa que é abençoada.Sou do nordeste e a parte que apenas me encheu os olhos foi a zona sul, pq o resto da cidade me assustou um pouco. o Rio não esta com essa bola toda não. Tem cidades mto mais belas no Brasil,minha opinião. Mas carioca se sente sim, não deve ser por causa do Cristo, que garanto que mto deles nem olhar pra cima pra admira-lo, fazem.

      • Cari

        Concordo plenamente. Sou do NE e moro no RJ por causa da profissão. Já conheço muitos lugares do Rj e realmente o que é bonito é a zona Sul. Acho o Brasil bonito, mas não vejo o Rio como cidade melhor que as outras. Cidades bonitas como o Rj tem muitas no país; e algumas até melhores.

        Conheço cariocas maravilhosos,mas não posso negar que carioa se acha, e o pioré que finge que não. Mas me pergunto,qual o motivo pra se achar? Até agora não encontrei um que justificasse.

        • Carioca

          Não sei o carioca se acha, talvez, não sei pois também sou suspeito para falar. Mas, você Cari que é do NE, porém morador do Rio e leitor do Blog do Rio e que ainda não encontrou nenhuma justificativa para tal, me diga…será que não é porque o Rio tem doce, e todos querem vir para cá assim como você?!Abraços a todos brasileiros.

  • Lia

    Otimo artigo p essa pailistada de m…

    Calar a boquinha e sair de fininho…

    Tamanho Esculacho literal que foi…

    • Thiago

      Ô filha, com essa educação aí não sai falando que é do Rio não que até queima o filme. Conheço muita gente da favela que tem muito mais educação que você. “Paulistada de m…?” Me poupe.

      Abraços daqui do Rio de Janeiro

      • Lia

        Vc paulixo vem falar de edcucação?????

        Qdo carioca vai a SP, a primeira coisa que acontece eh sofrer preconceito e não ser bem tratado….
        A gente pede uma informação e vcs não sabem de nada e ainda falam o caminho errado.
        Se vem em um blog que enaltece o RJ…e ainda falam mal do meu RJ…eh pq com certeza querem estar aki …e quariam ser cariocas…
        O RJ está lindo….sol..carnaval…famosos…
        Escutam falar de SP???
        Logico q nao.
        E o pior eh q esses paulixos falam mal do RJ e do nordeste…mas vivem aki.
        Se falam mal entao nem pisem na minha terra…eh a melhor coisa q fazem.

        • Thiago

          Filhinha, eu sou Carioca, nascido e criado aqui. Vou a São Paulo e sou bem recebido, nunca recebi “caminho errado”de ninguém. Vai ver você recebeu porque não foram com sua cara de ignorante e mal-educada.
          Ficar comparando Rio e Sao Paulo. Que coisa de quem não tem o que fazer. E ainda ficar xingando de bobeira só porque um coitado infeliz fez uma matéria sem sentido. Não se combate infelicidade com infelicidade não, bem.

          Mas que visão de mundo tosca e rala… Ainda bem que essa terra não é nada sua mas do bando de gente boa que eu falo na praia todo dia, que tem uma visão esclarecida, sem rixazinhas mediocres.
          Paulixo? Nossa senhora! Espero que você não ensine esse tipo de respeito a seus filhos (se for criança ou adolescente está “perdoada”, mas não é assim que o mundo funciona não, amor). Muita paz no seu coração porque você precisa.

  • Cesar

    Belo post! Respondeu a altura e sem preconceitos, como diz o Chris, que pelo visto, parece ter interpretado errado o texto.

    As vezes que eu estive em SP fora a trabalho. La percebi que os engarrafamentos não eram tão piores do que os do Rio e que as mulheres são bonitas como as do Rio. Percebi também que eles tem uma imagem distorcida nossa. Achar que podemos parar no meio do expediente para ir a praia e que não temos engarrafamentos… haha keria que pegassem todo dia o transito Barra, ZS ou Centro.
    Haa, por ultimo percebi que eles não trabalham tanto assim como dizem. Na empresa em que fiquei instalado pelo menos, podia ta caindo o mundo que eles saiam no horario.

    Parabéns mais uma vez ao Diario do Rio.

  • Cesar

    Belo post! Respondeu a altura e sem preconceitos, como diz o Chris, que pelo visto, parece ter interpretado errado o texto.

    As vezes que eu estive em SP foram a trabalho. La percebi que os engarrafamentos não eram tão piores do que os do Rio e que as mulheres são bonitas como as do Rio. Percebi também que eles tem uma imagem distorcida nossa. Achar que podemos parar no meio do expediente para ir a praia e que não temos engarrafamentos… haha keria que pegassem um dia o transito da ZS ou Centro na hora do Rush.
    Haa, por ultimo percebi que eles não trabalham tanto assim como dizem. Nas empresas em que fiquei instalado pelo menos, podia ta caindo o mundo que eles saiam no horario.

    Parabéns mais uma vez ao Diario do Rio, Cidade Maravilhosa.

  • Thais

    Não concordo com você, Chris Benseler… Não achei que a resposta carioca foi preconceituosa… Nada do que foi dito é mentira ou ofende os paulistas… Falar das bandas, do Circo, do rock… isso é mentira? Acho que não, né?! Sem falar que o texto não fala mal de paulista, é apenas uma resposta que mostra o quanto o André Forastieri foi equivocado no seu blog.

  • Bruno

    Que post infeliz, isso mostra que tipo de jornalista ele é. Sou carioca, apesar de SP ser uma cidade que não seja do meu estilo, tenho nada contra SP e os paulistanos. Lamentável. É meu caro, deve ser por causa da arrogância dele que a final da copa será no Rio, as Olímpiadas também serão no Rio, O Rock in Rio, olha só!, é no Rio, o Pan foi no Rio, uma das sete maravilhas do mundo moderno fica no Rio e caramba, Copacabana fica no Rio e não em Sp. Desculpa :)

  • Fred

    Sem palavra, somente APLAUSOS…

    …e…

    O Rio de Janeiro continua lindo.

  • http://twitter.com/sobrecomum sobrecomum

    O projeto desse filme começou com Paris, passou pra Nova Yorque e chegou ao Rio http://rioeuteamo.net/ Temos, Pan, Copa e Olimpíadas. E o que eles tem? Rio Tietê, José Serra, Marta Suplicy… Precisa falar mais? Depois vem dizer que agente se acha. Vai lavar a lama das suas ruas.

  • Rafael

    Dizer que “É”, é o mesmo que dizer “EU ME ACHO”.
    Não acho que paulistas sejam melhores que cariocas e vice-versa.
    Mas o seu post confundiu as coisas… e confirmou o que o André disse.
    Cariocas se baseiam em aspectos geográficos para se dizerem melhores…
    Não vejo mineiros, paulistas e baianos vangloriando tanto suas próprias belezas naturais. Aliás, nem devem.
    O que cada um deveria se orgulhar e dizer com o peito cheio é:
    “na minha cidade, as pessoas são educadas”, “não tem violência nos estádios”, “aqui, ninguém joga lixo na rua”, “eu sou feliz em pagar meus impostos aqui, pois sei que meu dinheiro é bem investido”, “buzina? faz tanto tempo que não ouço uma”!
    Você pode dizer isso no rio?
    Moro lá eu afirmo que nenhuma dessas é verdade…
    Agora, se orgulhar de algo que não depende do esforço da população, ao meu ver, é “SE ACHAR”.

    • Rafael

      E meus comentários são a favor do Rio!
      Mas acho que para haver orgulho (e se achar), é preciso trabalho…
      Se você não escolhe seu síndico direito, não vai às reuniões do prédio, joga lixo no corredor e seu cachorro late o dia todo, por acaso tem moral pra comentar que seu vizinho não faz a parte dele?
      Faz sentido dizer que seu “prédio” é ótimo só por que tem piscina, churrasqueira e moradoras bonitas?
      Se você morasse em uma casa, onde tudo isso só depende de você, inclusive a parte das moradoras (hehe), poderia estufar o peito e dizer sou Carioca?
      E isso não é só no Rio, mas em qualquer lugar.
      Orgulho e marra exigem esforço que os justifique.

      • Heitor

        Ué?
        Tudo bem que a maioria da nossa base sao as belezas naturais…mas porque a final da copa do mundo vai ser aqui e o rock in rio ou melhor porque essa cidade que “se acha” vai cediar as olimpiadas ???Agora eu te pergunto com todo o respeito por que Sao Paulo nao tem nenhum evento importante como o rio?
        Bem,nao é possivel que a resposta seja somente as belezas naturais concorda?

    • Pablo

      Os cariocas não se gabam apenas por aspectos geográficos.

      A beleza física é sem dúvidas importante. Não entendo a raiva que gera ao admirarmos a beleza de nossa cidade… é um direito que temos depois de tanta injustiça que fizeram com a cidade – tiraram sua função primordial como capital, anexaram o ex destrito federal com um estado mais populoso e ignorante que passou a eleger poíticos populistas, bla bla bla…

      E tem gente que se incomoda qdo nos gabamos pela beleza?

      Mas no fundo, os cariocas se gabam pelo o que o Rio representa:
      Além de ser uma cidade maravilhosa, repleta – é um símbolo. Ser uma das cidades mais faladas do mundo traz seus benefícios e problemas. Se por um lado os mais sensatos e antenados percebem o valor da cidade:

      - Cidade com mais museus do Brasil
      - Acervo arquitetônico mais belo e vasto temporalmente – com o centro mais belo do país… reunindo desde a arquitetura colonial à contemporânea.. passando pelo ecletismo, modernismo, art decó…
      - Mais belos parques públicos
      - Única concorrente mundial em obter o título de Patrimônio Paisagístico-Cultural-Urbano pela Unesco
      - Cidade que sofreu as mais belas intervenções urbanísticas
      - comporta um universo em cada bairro… desde os bairros portugueses na Zona Portuária, bairros bucólicos como Sta. Teresa, bairros boêmios como a Lapa, bairros tradicionais na Zona Norte, o primeiro grande bairro verticalizado do mundo após Manhattan (Copacabana), bairros dentro da floresta, entre as encostas e as lagoas, bairros de praia… bairros cosmopolitas e modernos

      - Berço cultural… com vários estilos musicais próprios]
      - Maior variedade de cantores escolheram a cidade
      - Do pior (funk) ao melhor (bossa nova)

      - Cidade que se permite… assumida: consegue divulgar desde seu lado nobre, lúdico, intelectual, elegante… com seu pesso popular e talvez vulgar…

      - Por servir de terapia a cada dia que trafegamos por ela

      - Por ter o maior sistema de ruas públicas interligadas do país… se estendendo da ponta da zona sul até a zona norte… permitindo uma integração pública e livre circulação para os turistas… estes que podem divulgar de fato as maravilhas da cidade

      - A cidade mais variedadaes de pontos turísticos… desde os mais clichês – ainda sendo maravilhosos, aos mais charmosos e surpreendentes

      - Por ter uma população que sabe de fato o que é sentir AMOR perante uma cidade

      Tb adoro SP, assim como todas as outras cidades com personalidade. Só não tolero comentários sem base e ansiosos.

  • Wendel

    O problema é que eles gostariam de ser como nós,porém,nunca conseguirão.Nunca.

  • Rafael

    André Forastieri! Por qué no te callas?

  • Aniquilador

    Coitado dos cariocas…
    Pensam q são alguma coisa…
    O Rio jamais será q nem sampa, o Rio já foi alguma coisa na época da garota de ipanema q se fosse viva teria uns 100 anos…
    Sampa é superior
    Passar bem pobre cidade olímpica

    • http://diariodorio.com Quintino Gomes (Editor)

      A Helô Pinheiro, a Garota de Ipanema, está viva.

    • Cariocão2010

      Aniquilador de baratas, formigas, cupins… kkkkk

    • Wendel

      “Passar bem pobre cidade olímpica”

      A “Rica” bem que tentou ser olímpica e a “Pobre” que conseguiu ! kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Cesar

      Ahuauhuahhuauhuha 100 anos….

      Alem de tudo nao sabem nda de historia. hauhauhauhahua

  • Simone

    Pelo amor de Deus, essa história de rivalidade idiota ainda continua de ambas as partes? Por favor, me poupem! Um sem-noção escreve um monte de imbecilidades sobre o Rio de Janeiro por pura inveja e ainda há quem responda? Sou carioca, amo esta cidade e vou continuar amando apesar de tudo, assim como nada tenho contra São Paulo e o povo paulistano. Com tantas coisas para nos preocuparmos, esse é o tipo de debate que há na internet?
    Sinceramente, a internet às vezes me espanta com a propagação da imbecilidade e da cultura inútil com debates infantis e idiotas do tipo: Os cariocas se acham, são marrentos e orgulhosos, as paulistas são feias, Sampa é superior!
    Gente, vamos procurar assunto que esse é velho pra cacete!

  • wilson estopim

    Nem sei pq estou escrevendo isso mas é somente para meia duzia de criancinhas borradas.. Sou paulista e tenho varios amigos cariocas.
    São Paulo é o Estado mais rico do Brasil
    São Paulo tem de tudo para oferecer em termos de diversão
    São Paulo é o Estado gastronômico
    São Paulo tem os melhores times
    Rio não conquista nada no futebol há 30 anos….
    Maiores aeroportos
    Maiores rodoviarias
    RIO Estado dominado por morros
    São Paulo não tem piscinão de ramos..
    As rodovias paulistas são consideradas as mais modernas e melhor conservadas do Brasil
    Rio tem Maiores favelas
    O rio é lindo..cheio de favelas…. quem manda são as favelas…
    SP melhor futebol do mundo
    Times do interior de SP é no mesmo nível dos “grandes” do rio, tanto é que só tomam “pau”
    O rio é como uma mulher muito bonita mas que não toma banho…entendeu? Vou explicar: Só mostram as praias e não aos redores….
    etc..etc…etc….

    visitem estes sites:

    http://veja.abril.com.br/170402/mainardi.html

    http://www.englishexperts.com.br/2009/03/15/sao-paulo-tem-o-melhor-futebol-do-brasil-segundo-a-cnn/

    • Daniel Guimarães

      São Paulo tem a mesma quantidade de trilhos de metrô per capita que o Rio de Janeiro
      São Paulo tem o IDH menor que o do Rio de Janeiro
      São Paulo tem menor PIB per capita que o Rio de Janeiro
      São Paulo tem menor taxa de alfabetização que o Rio de Janeiro
      São Paulo paga menos impostos federais que o Rio de Janeiro
      São Paulo tem a maior rodoviária, mas que é exatamente o dobro do tamanho do Term. Novo Rio, justamente pq tem o dobro da população… Isc Isc…
      São Paulo tem o melhor restaurante do Brasil? Não.
      São Paulo tem o melhor hotel do Brasil? Não.
      São Paulo não tem piscinão de Ramos… Nem Copacabana, Ipanema, Leblon, Grumari, Barra da Tijuca…
      São Paulo tem as melhores rodovias. E onde fica a sede da CCR, dona das concessões da maior parte das estradas de SP? Isc Isc…
      São Paulo tem o maior aeroporto comercial do Brasil? Não. O terminal do Galeão e a pista são maiores que o de Cumbica: http://www.infraero.gov.br (essa vc errou feio).
      SP tem os melhores times de futebol, verdade. Mas de onde são os melhores jogadores? Zagallo, Garrincha, Ronaldo, Romário… Só para começar o papo. Quem vcs tem? Rivelino, Ademir da Guia, Raí? Quantos melhores do mundo o Rio tem e SP? O Rio tem mais melhores do mundo que a França e a Argentina juntas!
      Quem é o atual campeão brasileiro?
      E a Bolsa de SP, cujo mais de 60% do índice Ibovespa é de empresas sediadas no Rio.

      Se liga, informe-se antes de falar do Rio de Janeiro.
      Mais respeito, por favor!

      • Daniel Guimarães

        Correção: Zagallo é sergipano.

        • Natanael

          O problema é esse: querer comparar!!! Poh, uma cidade é na serra a outra é no mar! A mesma coisa de comparar um caminhão e um onibus, os dois são veiculos porem de finalidades diferentes…

        • Cariocão2010

          O Natanael, acho que vcs paulistas realmente tem bloqueio mental, será que tu não entende que são vcs que ficam comparando SP com o Rio o tempo todo? Me mostra um blog de carioca que fica fazendo este tipo de comparação, sem ser em resposta a uma matéria imbecil como a desse blogueirinho fracassado?
          Vocês provocam e depois ficam se fazendo de vitima!

    • Heitor

      O wilson o rio pode ter piscinao de ramos mas sao paulo tem inchente,tem rio tiete,e tbm nao esqueca e a pouco tempo Sao Paulo ficou na maos de marginais tanto quanto o rio fico lembra?
      se nao lembra eu te lembro lembra do onibus queimados das centenas de mortes dos bombeiros mortos das bombas NO MEIO DA RUA???Antes de falar dos outros olah primeiro pro seu proprio buraco…
      Como vc disse Rio e uma mulher bonita que nao toma banho hahaha
      Mas Sao Paulo É UMA MULHER HORRIVEL QUE NEM LUGAR PRA TOMAR BANHO TEM!

    • Daniel Guimarães

      Falou o espertão conhecedor do Rio. Vem dizer que conhece o Rio de Janeiro mais do que eu. Fala sério… Sou jornalista, filhão, conheço lugares do Rio que vc nem imagina que existem (bons e ruins). Sim temos lugares ruins, buracos, favelas, bocas de fumo, prostiuição. Nenhum carioca nega os problemas da cidade, diferente do pessoal de SP.
      Vcs também tem lugares ruins, buracos, favelas (aos montes e a beira de avenidas importantes), bocas de fumo, prostituição… Igualzinho ao Rio.
      Cara, eu moro em São Paulo e se bobear conheço mais de SP que vc. (não afirmo com certeza que conheço mais, pq não te conheço e sei lá, vc pode ser um recenseador do IBGE, membro do PCC, carteiro, aí vc vai conhecer SP melhor que todo mundo).

      Pq vc não me mostra o quanto Cumbica é maior que o Galeão, como você disse?
      Ou que a taxa de analfabetismo de SP é menor que a do Rio, como vc disse que carioca é tudo mal educado…
      Como pode o colosso paulista ter um PIB per capita menor que o Rio de Janeiro, não é mesmo?
      Isso deve doer demais no seu recalque.

      Aceite os fatos. O que é bom de SP, a gente respeita e admira.
      Faça o mesmo com as outras cidades, não seja um recalcado paulista, até pq adoro os paulistanos, são na maioria gente boa, mas também quando são uns me$#@s como vc, são uns malas!

  • Elesbão

    Millôr Fernandes disse “não se amplifica a voz dos imbecis”.

  • Cesar

    Gilberto Gil:
    “O Rio de Janeiro Continua lindo. O Rio de Janeiro Continua sendo…”

    Fernanda Abreu:
    “O Rio é uma cidade
    De cidades misturadas
    O Rio é uma cidade
    De cidades camufladas
    Com governos misturados
    Camuflados, paralelos
    Sorrateiros
    Ocultando comandos…”

    O RIO NAO EH PRA QQ UM, SE VC N GOSTA DE PRAIA, OU SE VC EH EMO A MELHOR CIDADE PARA VC VIVER EH SP, CASO CONTRARIO…

  • Renato Lima

    Meus senhores,

    Eu como exilado em são paulo, lhes comunico que estou saindo dessa cidade cinza para pegar um certo transito (como podem fechar uma pista da tiete para as escolas de samba da serie b em um dia desse, só pode ser ideia de paulista/paulistano).

    Espero em 12 horas estar em búzios.

    E depois mais uma semana respirando direito (no rio) antes de voltar para cá.

    Desejo sucesso aos 57% de paulistanos (de acordo com a datafolha, que é da folha/UOL)que desejam mudar de cidade , que durante os 10 meses de restam do ano consigam ter seus desejos atendidos e possamos todos nos encontrar no próximo ano no Rock in rio IV, em 2012 na RIO +20, em 2013 na copa das confederacoes em 2014 na final da copa do mundo no maraca e nos jogos olimpicos em 2016.

    PS: O que teremos de grande em 2015 … sei que tem alguma coisa, só não me lembro.

    Abraços a todos e bom carnaval.

  • fernando

    eu deixei meu cometario lah.

    galera não deem bola pra isso… nós temos as olimpiadas, encerraremos a copa ( vale lembrar q brasilia esta na disputa pra cerimonia de abertura)
    foi aqui que a beyonce disse que eramos a melhor plateia…e em seguida que ela provelmente tinha sido carioca na outra vida. o papa tbm disse isso. lugar onde madonna desencalhou… rolling stones bateram recorde de publico… nossa a lista do rio é gigantesca.

    vou repetir o que disse lah.

    é por isso que eu acesso mais o g1.com
    as materias pelo menos tem algum sentido

  • Daniel Guimarães

    Como o Wilson Estopim, mais um paulista desinformado falando um monte de besteiras sobre o que não sabe.

    É ridículo dizer que SP sustenta o Rio de Janeiro. Nossa arrecadação de impostos é maior que a de SP e os repasses federais para o Rio são mínimos.

    SP pode sustentar vários estados do Brasil, concordo com isso. Mas o Rio, PR, RS, MG não sustenta mesmo!

  • Mat

    Se S.P é tão bom por que eles passam as férias aqui?
    Eu acho que paulista devia pagar imposto só para olhar a praia!
    Viva o Rio de Janeiro!!!

  • Natanael

    Sou paulista e moro no RJ, mas até hoje ainda ouço muita baboseira de carioca a respeito de SP, e o pior: muitos nunca nem foram em sampa pra poder dizer as coisas… Agora, morando no Rio eu posso dizer de carteirinha o que é bom e o que é ruim em ambas cidades; Só pra esclarecer… Petrobras é uma gigante empresa, mas se ela não fosse do RJ, o dinheiro sumiria. O rock teve uma grande influencia aqui, pode ser verdade, mas eu não tenho R$ 50,00 todo fim de semana só pra entrar no Circo Voador (em sampa há mais opções pras classes A B C D), e outra Rolling Stones teve um record de publico, mas teria em qualquer cidade do brasil sendo de graça como foi.
    Enfim cidades diferentes, opiniões diferentes, acostumeia viver aqui e aproveito o que o rio me oferece, mas amo de coração minha terra natal.

    • Daniel Guimarães

      Sou carioca e moro em São Paulo e também posso falar bastante da sua cidade, mas se vc reparar, aqui a gente não fica falando de São Paulo. Quando falamos de SP é para elogiar, como a expansão do metrô paulistano que é um exemplo para o Rio.
      De resto, repercutimos o que os paulistas falam erroneamente do Rio.
      Agora, só não fala besteira, o dinheiro da Petrobrás nunca ficou no Rio. Vcs, paulistas, esquecem que o Rio reúne por exemplo a maior parte da indústria farmacêutica, de cosméticos, audiovisual, de telecomunicações, montadoras de chassi de ônibus e caminhões. Isso tudo já era suficiente para gerar riqueza num estado que tem menos gente que a cidade de São Paulo, mas temos ainda mais coisas…
      Esse papinho de Petrobras não rola, vai…
      Quanto ao show dos Rolling Stones, era só SP fazer um show de graça deles. Pq não fazem? Patrocinadores preferem aparecer na Praia de Copacabana que na Av. Paulista, será?

      • Daniel Guimarães

        Claro, quando eu falo do dinheiro da Petrobras, não me refiro aos royalties e sim aos impostos que são recolhidos federalmente.

  • http://www.thebest.blog.br/ The Best

    Meu caro Quintino,

    A sua resposta foi a altura e como ele realmente merece.
    Falar mal do Rio é mole, quero ver ser igual ao Carioca, pura simpatia e alegria. Temos muiiitos problemas, mas a alegria NUNCA acaba.

    Ele teve a audácia de falar no Twitter dele que estava sendo injustiçado pelos leitores que não entenderam a mensagem. Não aó entendemos como estamos aos poucos respondendo as dúvidas dele.

    O Berço do Rock é o Rio, em 1975 tivemos o primeiro festival que chamou-se Hollywood rock e depois para tirar qualquer duvidas de que eramos o lugar ideal para o Rock’n roll tivemos nada mais nada menos que o Rock in Rio. Além de termos uma das maiores bandas de rock nacional em atividade que se chama “O Rappa”.

    Eu também respondi a essa colocação ridícula e pessoal de um jornalista sensacionalista, que pode ser lida no link http://www.thebest.blog.br/2010/02/13/o-carioca-se-acha-nao-isso-nao-e-uma-verdade

    • http://diariodorio.com Quintino Gomes (Editor)

      The Best,
      dizer que não entendemos o texto chega a ser brincadeira. Claro, ele disse que invejava, etc e tal, mas é um texto cheio de preconceitos de quem não conhece os cariocas.

  • Daniele cristina

    nao gostei de como eles acham que a nossa vida é facil.
    Esse reporter recriou um preconceito existente de fora pra dentro (estrangeiros para com o brasil) e aplicaram esses conceitos carregados de ignorancia e desconhecimento, regionalmente.
    é um absurdo dizer que a vida no rio se resume em praia, porque a minha nao, nem a de muitos cariocas que trabalham de dia à noite, de segunda a segunda, pra poder tirar um dia de folga e ir pra praia, se divertir e tentar ser feliz. Agora, só porque não somos carrancudos, mal educados e infelizes, querem falar mal de nós. Ridiculo. Ricos existem em todo o pais. Sim, se eu fosse rica também viveria viajando, passava o dia todo na praia e feliz da vida,mas gente assim existe em todo o mundo( nao que todo rico seja assim, mesmo porque muitos ralam muito pra chegar onde estao).
    A alegria e a enrgia positiva de um povo atrai olhares de curiosidade, admiraçao e inveja. Nao podemos agradar a todos né!

  • Rubens

    Sou paulistano “da gema” e adoro o Rio. Acho essa disputa meio burra quando se tenta comparar coisas incomparáveis. O Rio é uma obra prima da natureza com um povo muito legal, bem mais descolado que a gente lá em Sampa. Mas São Paulo é pujante e toca a economia pra frente sim, embora vc traga estes dados tristes sobre o imposto. Como o Rio foi capital por um longo período ainda possui uma quantidade enorme de funcionários públicos que, aqui e em todo lugar do Brasil, produz “porra nenhuma”. Sampa, ao contrário produz mais riqueza absoluta ou per capita, como quiser. E ainda deve sonegar muito…
    E até onde eu sei a natureza fez o petróleo e a Petrobrás, que é federal, explora…
    Viva o RJ
    abs

    • Cariocão2010

      Num to dizendo, paulista é tudo lesado mermo!
      Amigo qual a matéria prima da maioria dos produtos indistrializados feitos ai em SP (fora alimentos)?
      Se tu não sabe, eu respondo, petróleo (RJ 82%) e ferro (MG 70%). Ou seja, vocês dependem diretamente de nós, Fluminenses e Mineiros, para manter milhões de empregos nas industrias paulistas, e mais, nós brasileiros somos quem compramos a maioria desses produtos, ou seja, dependem duplamente do Brasil para manter essa pompa besta, de maior e mais rica, blablabla!
      A midia paulista lesou todos eles, já são zumbis, que pena!

    • Cariocão2010

      E mais, falam, falam da “malandragem” Carioca, mas to percebendo que vocês é que são conversa fiada!

  • Rosa Maria Bruno

    GENTE, ISSO É BOBAGEM DISCUTIR POIS NA VERDADE SOMOS TODOS BRASILEIROS. SAUDAÇOES

  • Pablo

    Ah que nível chegamos… vejo cariocas e paulistas com uma discussão tão infantil e estereotipada que me envergonha de ser brasileiro às vezes… Enfim, mais educação minha gente. Quem critica o Rio é no mínimo omisso ao não conseguir perceber as maravilhas dessa cidade.. tanto a nivel arquitetonico, urbano, público, natural… e principalmente o acervo cultural que a cidade fez pelo Brasil. Quem critica SP tb é estereotipado e desantenado… atacando com agressões um tanto qto infantis e ultrapassadas. Abaixo segue um post que deixei no R7…

    “Me espanta como em pleno século XXI nos deparamos com gente estereotipada. O Rio causa amor ou ódio, isso é verdade. É a cidade mais falada. O Rio tem de tudo, cada bairro é um universo diferente. Então como generalizar a segunda maior cidade do país. Quem coloca todos os habitante no mesmo saco, além de se achar o esperto, banca de fato o otário. Quer passar um tom de superioridade, antenado e rico ao criticar o ar marrento do carioca. Mas isso é tão clichê e ultrapassado, que ao invés de tentar ofender todos os cariocas, ofende justamente o autor e sua cidade. Isso de richas pessoais tem haver também com auto-estima baixa de autor. Mas análises de lado, fico estarrecido com gente que se acha esperta e critica qdo os outros se achem.
    Se limitar o Rio então só para o lado de praia e surf… precisa ganhar mais dinheiro aí para poder se educar melhor e rodar mais. O Rio tem a vantagem de ser a cidade com mais vida de rua do Brasil. Suas ruas comerciais que se estendem desde a Zona Norte à ponta da Zona Sul.. consegue de fato agrupar todas as classes e tipos… uma cidade pública… Sem contar que é a cidade com mais parques acessíveis ao pedestre…
    Além da praia, é uma metrópole completa… com todo tipo de atividade. E o Rio não tem dinheiro? Concordo que com a transferencia da capital e com o anexo do paupérrimo e corrupto antigo estado do RJ, repleto de imigrantes sem instrução, a qualidade de vida da cidade caiu. Mas até os anos 90 ainda era o hub financeiro do país. E de 20 anos pra cá todo mundo ficou pobre? SP tem todo mérito de ter tomado a dianteira, ultrapassando o Rio como capital industrial nos anos 20, populacional nos anos 60 e financeira nos 90… Mas ficar atacando a outra cidade mostra, no mínimo, um vazio na auto-estima…como se sentir um pouco melhor nessa época solta? Se vc tivesse clareza, analisaria ambas as cidades de maneira real… com suas qualidades e defeitos… Mas falta uma mente mais refinada…
    E o Rio não tem rock? Talvez não na orla… Comentário mais desesperado e infantil que já li na minha vida. acorda”

    outro

    “O Rio pode ser a cidade de Felipe Dylon, mas tb é a casa de 80% dos cantores de MPB… Desde Caetano e Gil, passando pela Bossa Nova, o Rock 60s-80s… As cantoras sapatas… Sim, infelizmente tem o funk.. blerg…
    Mas tb é a casa do samba… do choro…
    São muitas realidades culturais que não pode se de fato formar uma imagem. Tem muitos cariocas marrentos mesmo… a cidade tem seus defeitos. Mas como disse no post acima, é uma cidade tão cosmopolita que concentra todos os tipos de pessoa. Basta deixar os guias baratos que se acham antenados e circular pela cidade com olhos mais lúcidos… Concordo que o lado ruim do Rio é de fato o pior… Tem sim pessoas toscas… Mas é todo um detalhe do espectro, não da para se basear pegando uma médias… Enquanto isso, as outras cidades brasileiras se contentam com a média… E precisam de ostentação para se vangloriar. Pena que o sistema educacional brasileiro não forma pessoas de fato sensatas… com uma visão holística…”

  • Thiago

    Que cara bobo, parece até uma criancinha fazendo beicinho: Eu sou paulista, carioca é babaca, buáááá!!! Essa foi minha resposta pra ele:

    Que coluninha mais preconceituosa, debochada, sem sentido, pedante, desrespeitosa, dona da verdade, arrogante.
    Só faz tacar pedra no telhado alheio, não acrescenta nada, é negativa, depredante, não digo tipica de um paulista pq 1) tem muito paulista gente boa 2)não toleraria descer ao nível do autor desse texto.

    R7, francamente! Vamos caprichar na Editoria, por favor!
    O Rio manda um grande abraço e diz que não precisa de detratores, pichadores nem de qualquer um dessa estirpe.

  • marcelo 021

    Olá

    Sou carioca, ADOREI as respostas dada aos “BAMBIS”

  • Daniel Guimarães

    E esse colunista vem dizer que não entendemos a mensagem.
    Ele, por acaso, escreveu em algum código secreto?

    R7, já não gostava, agora simplesmente ignoro.

  • http://www.soniareisescreve.blogspot.com Sônia

    Grande a resposta ao colunista. Nada sabe do Rio. Nada sabe da cara do Brasil, que é o Rio de Janeiro – esta cidade que abraça a todos que chegam. Problemas, tem sim. Mas tem um povo maravilhoso que tem muita vontade de acertar… de fazer a coisa acontecer direito. O Rio tem o Cristo e a paisagem que tem, claro, não é àtoa. Fala sério, “mano”… rsss…

    “Ow meu”, aprenda a cantar conosco: “Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro…”- depois a gente vê como fica, tudo certo?

  • http://elidakronig.blogspot.com Elida

    Novamente RJ x SP?
    O tal do André soltou idiotice em cima de idiotice, de quem não conhece absolutamente nada do RJ. Foi extremamente preconceituoso em relação à cidade, aos cariocas, ao rock, ao carnaval, aos ambulentes. Chamou-nos de malandros e depravados, entre outros. Deu bastante material para um bom processo na justiça. São as imbecilidades de artigos como esse que fazem a fama da imprensa brasileira ser uma das piores do mundo.

    Sou carioca e passei várias férias em São Paulo, pois tenho muitos amigos por lá (ao contrário do tal André, que diz que tem poucos amigos por aqui).

    Não dá pra comparar as duas cidades, são diversas entre si. Muito diversas. Minas é bem mais parecida com o Rio e não é à toa que cariocas amam os mineirinhos e vice-versa.

    Vamos deixar os paulistanos trabalhando sossegados e vamos curtir nossa praia.

    Beijinhos carinhosos

  • anonima

    Eu não sou carioca e nem paulistana,mas entre os dois prefiro São Paulo. Cada um com seu gosto e esse é o meu.

    • Daniel Guimarães

      Gosto não se discute, lamenta.
      Aliás, se prefere São Paulo, está no blog errado.

      • anonima

        Rafael,o fato de eu preferir São Paulo não significa que não goste do Rio, daí eu frequentar o blog.

  • http://coisasdacintia.blogspot.com Cintia Pereira

    Moro em Cabo Frio e todas as vezes em que vou até a capital, quando chego à Ponte Rio-Niterói, só me vem uma coisa à cabeça: “O Rio de Janeiro continua lindo…” A beleza da cidade supera todos os problemas sociais que a castigam. Além do mais, a Baía de Guanabara é emoldurada por uma paisagem muito mais bonita do que se vê na Marginal Tietê.

  • denise

    Sou carioca mas acho uma tremenda babaquice essa eterna comparação de São Paulo com o Rio e dos paulistas com os cariocas. Ora, faça-me o favor!!! Não existe tal comparação! São Paulo é uma cidade ENORME, absolutamente voltada para ser uma grande metrópole com indústrias, empresas e gerando riqueza. O Rio não tem essa pretensão. É uma cidade menor, com vocação para a arte, a beleza, a preservação da sua cultura. O problema é que aqui já foi a Capital da República e, como diz o ditado:”quem foi rei nunca perde a majestade”.
    Os cariocas trabalham prá caramba mas tem uma alegria de viver, uma descontração que nenhum outro povo tem. É a alma mais alegre e espontânea que existe. É o charme transbordando por cada canto da cidade. E é o samba que dá um colorido ainda maior a esta maravilha de cidade.
    É aqui, no Rio que uma Diva POP se enfurna numa escaldante arquibancada do Circo Voador, na Lapa, em pleno verão de 50º, e, ao lado de seu Jesus, com toda aquela luz, e bota luz nisso, protagoniza cenas de namoro e encantamento com aquilo tudo, com aquela energia do Rio de Janeiro. A alegria e o alto astral do carioca são de enlouquecer até gente branquela e fria….. e quer saber, eu endosso o coro: O RIO DE JANEIRO É DEMAIS !!!!
    Plagiando nosso Poetinha…”me perdoem os feios, mas beleza É fundamental…”

  • Lara

    E o que falar daqueles que trabalham duro o dia todo, debaixo de um sol escaldante e que podem chegar em casa, colocar um biquini e curtir uma praia até as 9 da noite?? Isso, definitivamente, não é prá qualquer um….

  • Ivete

    Carioca se acha mesmo !E temos orgulho da nossa cidade MAAAARAVILHOSAAAA !RSSSS A gente se acha porque PODE !
    e só pra título de curiosidade na revista no. 22 Época São Paulo está estampado na capa : 57% dos paulistanos pensam em deixar a cidade. Por que será ? São Paulo não é tão boa assim, a ponto de mais da metade dos paulistanos pensar em deixar a cidade ?…. Bom, só espero que eles não pensem em vir pro Rio, né?

  • Daniel Guimarães

    Queria ver o que ia acontecer se alguém escrevesse num portal de internet um monte de baboseiras sobre São Paulo…

    Ah, ninguém faz isso, pq a ideia idiota de que SP é o maior mercado para tudo (devido ao tamanho da população) amedronta esses jornalistazinhos de m#$%@…

    Infelizmente essa concentração da mídia jornalística em SP é um pé no saco para nós cariocas. Fica esse bando de recalcados escrevendo um monte de idiotices sobre o que não sabem, não conhecem.

    Sei do que estou falando, e essa é a realidade.

    • tlc

      Escrevem varias já viu o blog do pha o tal via mundo e tantos outros escrevem um monte de besteiras sobre os paulistas e paulistanos muito mais do que sobre os cariocax.

  • Cariocão2010

    Hoje minha namorada me ligou revoltada, porque viu no programa hoje em dia um apresentador dizendo que o carnaval baiano é cosiderado pelo Guinness World Records o maior carnaval do mundo, como não acredito em uma só palavra da mídia paulista, fui conferir, e qual não foi minha surpresa?

    http://community.guinnessworldrecords.com/_O-carnaval-de-Rio-de-Janeiro-o-maior-carnaval-do-mundo/BLOG/1852274/7691.html?widgetId=330352

    Eles querem fazer com o carnaval carioca o mesmo que fizeram com o futebol, destruilo para promover o deles!

    • Daniel Figueiredo

      Isso é normal da imprensa de SP.
      A necessidade de valorizar o que é de SP e denegrir o que é do Rio.
      E infelizmente eles consiguiram deixar o Brasil inteiro com medo de viajar ao Rio de Janeiro com medo de bala perdida e o diabo a quatro.
      Essa semana uma menina (meio estúpida, ok) aqui de SP me perguntou se no Rio a gente anda agachado na rua por causa dos tiroteios.
      —-
      Continuem tentando destruir a imagem do Rio, mídia de SP.
      Nesse carnaval foram 750 mil turistas. Imagina se os jornais de SP esquecessem da gente…

  • Lucas

    Sou paulista e leio direto o blog ( outro dia até escrevi ao Quintino, relatando-o que tem um leitor de SP e tal ). Comecei a ler o blog justamente por adorar o Rio e não querer ver aquelas noticias toscas que o Rio só tem tiroteios em toda esquina, balas perdidas, etc.
    Lendo um texto desse da vergonha de ser paulista por alguns instantes.
    Meu Deus! Tremendo babacão esse cara( aliás, tem um estilo “mocinha” de escrever total ). Esse cara e queimou nosso filme.

    • http://diariodorio.com Quintino Gomes (Editor)

      Lucasl,
      tem uns cariocas que também queimam no excesso a defesa do Rio…

  • tlc

    “Carioca É (o que afinal?)”, não estou faltando com respeito pois o autor do texto referiu aos Paulistas como “paulishtas”.

    1ºA fama da cidade do rio de janeiro veio por ter sido a capital do país por muito tempo, por isso muito da fama de país tanto pro lado bom como para lado ruím é por causa dessa cidade.
    2ºPor suas belezas naturais e ponto.
    Do resto é puro estereotipo.
    A cidade em si não é bonita mas sim o local onde ela se localiza.

    Agora de ser cosmopolita, São Paulo é muito mais, quanto a ser metropoli existe apenas 2 na america latina São Paulo e a Cidade do Mexico.

    Quanto ao pib e o pib per capita dados do ibge. http://www.ibge.gov.br link @cidades e estados, para aqueles que disseram que o pib per capita do rio é maior.
    Cidades.
    São Paulo 2007
    PIB a preços correntes 319.994.633 mil reais
    PIB per capita 29.394 reais
    Valor adicionado bruto da agropecuária 23.928 mil reais
    Valor adicionado bruto da indústria 59.080.706 mil reais
    Valor adicionado bruto dos serviços 209.112.979 mil reais
    Impostos sobre produtos líquidos de subsídios 51.777.020 mil reais

    Rio de Janeiro 2007
    PIB a preços correntes 139.559.354 mil reais
    PIB per capita 22.903 reais
    Valor adicionado bruto da agropecuária 41.879 mil reais
    Valor adicionado bruto da indústria 13.771.907 mil reais
    Valor adicionado bruto dos serviços 93.339.757 mil reais
    Impostos sobre produtos líquidos de subsídios 32.405.811 mil reais

    ESTADOS.
    São Paulo 2007
    Produto Interno Bruto do Brasil a Preço de Mercado Corrente gráfico 902.784 Milhões de Reais

    Impostos Sobre Produtos, Líquidos de Subsídios gráfico 142.722 Milhões de Reais

    Produto Interno Bruto Per Capita do Estado gráfico 22.667 Reais

    Rio de Janeiro 2007
    Produto Interno Bruto do Brasil a Preço de Mercado Corrente gráfico 296.768 Milhões de Reais

    Impostos Sobre Produtos, Líquidos de Subsídios gráfico 45.912 Milhões de Reais

    Produto Interno Bruto Per Capita do Estado gráfico 19.245 Reais

    Esta aí só a cidade de São Paulo tem o Pib mais alto do que o estado do rio inteiro.
    Cidade de São Paulo PIB 319.994.633 mil reais
    Estado do RIO Pib 296.768.000 mil reais

    • Daniel Guimarães

      A Cidade de São Paulo tem um pouco menos de população que o estado do Rio e o interior do Rio não tem nem que se comparar ao interior de SP, a começar por extensão territorial. O Rio é um estado pequeno geograficamente…
      —-
      Se for comparar os estados em termos financeiros, nenhum de nós cariocas é louco de dizer que o estado do Rio é mais pujante que SP.
      O que dizemos é que a riqueza que geramos aqui é mais do que suficiente para sustentar nossos gastos, até pq não estamos nem entre os dez primeiros estados que recebem mais repasses federais (SP é o 1o).
      —-
      Quanto ao PIB per capita das cidades, os dados que eu tinha eram mais antigos e não eram do IBGE, portanto vc tem razão, o PIB per capita da cidade de SP é maior que o do Rio, ainda que o maior PIB per capita entre as capitais do Brasil seja de Porto Alegre…
      Hora de vc entrar em algum site gaúcho para encher o saco deles.
      Deixe o Diário do Rio de lado…
      —-
      Mas covenhamos, eu, como morador de SP, posso dizer com todas as letras: São Paulo, quanto a urbanismo, é horrorosa sim.
      Para começo de conversa boa parte do Rio não tem fiação aérea…
      O Rio de Janeiro é cheio de parques, avenidas com gramado impecável, com canteiros e jardins nas esquinas, inclusive dos bairros afastados da Zona Norte, túneis feitos em mármore e por aí vai.
      É até ridículo dizer que SP, urbanísticamente, é mais bonita que o Rio.
      —-
      O dia que a 23 de Maio ou a Radial Leste tiverem os canteiros centrais com grama aparada e limpo ou que a cor das lâmpadas dos postes das principais avenidas de SP for padronizado ou ainda quando SP pintar as faixas no asfalto, você volta para conversar, tá?

      • tlc

        População do estado do rio 16.010.429 em 2009
        // cidade de São Paulo 11.037.593 em 2009

        O estado do rio tem apenas 45,05% mais população que a cidade de São Paulo
        Parece “pouca” a diferença?

        • Cariocão2010

          11.037.593 corresponde a pouco menos de 31% dos 16.010.429 de habitantes do ERJ, definitivamente não sabe matemática básica!

        • Daniel Guimarães

          Eu não vou comparar o interior do Rio de Janeiro com SP.
          Chega a ser ridículo.
          O estado do Rio de Janeiro é cheio de montanhas escarpadas o que simplesmente impede agricultura e o aparecimento de cidades grandes e industriais.
          Não insista em comparar os PIBs dos estados. O estado do Rio foi abençoado por Deus com belezas que inutilizaram a terra para desenvolvimento econômico.
          Ninguém nunca veio aqui falar o contrário.
          ——–
          Agora para o 4o. menor estado do país, que não tem a 2a. maior população, sermos a 2a. força econômica, a ponto de ficarmos discutindo poderio econômico, tá bom demais, não acha???
          ——–
          O ponto da discussão inicial tá mais do que provado. SP não sustenta o RJ. Ponto final.

        • tlc

          Cariocão da onde você tirou esse número?
          A diferença é em relação a cidade de São Paulo.Se estado do rio tive-se mesma geração de riqueza teria o pib de quase 500 bilhões.

        • Cariocão2010

          31% equivale a diferênça entre o número de habitantes da cidade de São Paulo e o estado do Rj, o número correto do outro post é 69%.
          Me confundi na hora de postar a porcentagem correta mas não estou errado quanto aos valores, você esta! Mesmo assim, obrigado por me apontar a falha!

      • tlc

        Você está enganado.
        Porto Alegre PIB a preços correntes 33.434.026 mil reais
        PIB per capita 23.534 reais

        São Paulo PIB a preços correntes 319.994.633 mil reais
        PIB per capita 29.394 reais

        A capital com o maior pib per Capita é vitória que tem apenas 320.156 habitantes.
        PIB a preços correntes 19.028.385 mil reais
        PIB per capita 60.592 reais
        Vale informa que esse pib é muito superior por causa do petróleo que também é base da economia do estado rio de janeiro
        Quanto o IDH das cidades os dados são de 2000 ou seja faz 10 anos quanto ao nível de afabetização São Paulo tem muito mais migrantes proporcionalmente que o rio, esses migrantes já vem adultos para cá ou seja vem analfabeto de algum outro lugar do brasil, vale lembre que Cuba e Venezuela tem IDH superior ao do Brasil.
        Você fala da força de São Paulo pela população mas não é facil ter grande população e manter desenvolvimento, só um país no mundo com mais de 100.000.000 de Habitantes figura entre os países com desenvolvimento elevado os EUA. Quanto você não gostar da cidade de São Paulo é questão de gosto, eu por exemplo não gosto da cidade do rio, mas reconheço suas virtudes.

        • tlc

          Minha avó e carioca e diz que jamais voltaria ao rio é gosto pessoal dela.

        • Daniel Guimarães

          Não, não, o IDH é de 2007, “meu”…
          O último a ser divulgado.

        • tlc

          Vocês não sabem nada esses dados são de 2000
          http://www.pnud.org.br

        • Daniel Guimarães

          O último IDH a ser divulgado foi de 2007. O site do PNUD está errado e inclusive, site bem desatualizado.

          É só buscar nas notícias sobre IDH, de quando se divulgou esse dados.

          De qualquer forma, o IDH do Rio continua maior que o de SP.

    • Daniel Guimarães

      Essa coisa de cosmopolita é muito subjetivo…
      Se vc tirar cosmopolita por colônias de imigrantes dentro da cidade, SP ganha de todas as cidades do mundo a exceção de NY;
      Se vc tirar cosmopolita por número de estrangeiros que visitam e frequentam a cidade o Rio ganha de qualquer cidade no Hemisfério Sul…

      Esse papo de MAIS cosmopolita é uma besteira sem tamanho. Ambas as cidades são cosmopolitas. Cosmopolita é um termo que não se mede, ou é ou não é.

    • Cariocão2010

      O Rio foi capital do Brasil porque éra a única cidade da costa brasileira capaz de oferecer segurança ao império! E se o Brasil é o Brasil hoje, agradeça a nós!

      Também esqueceu de fazer uma comparação, o estado de SP é 5,68 vezes maior que o estado do RJ, cheio de planicies onde se pode fazer grandes plantações criações de gado etc, o estado do RJ é montanhoso e todo acidentado, porem mesmo assim, com esse pedacinho de terra geograficamente impossível, mandamos muito bem.

      Vamos fazer uma operação matemática simples:

      Dividindo o pib paulista pelo número de vezes que o estado de SP é maior que o estado do RJ, obtemos: 902.784 Milhões de Reais / 5,68 = 158.940,84 Milhões de Reais. Ou seja proporcionalmente ao tamanho de nossos estados o RJ tem um PIB bem maior!

      RJ = 296.768 Milhões de Reais

      SP = 158.940,84 Milhões de Reais

      Sem falar que o pib não leva em consideração somente o que é produzido, ele também considera investimentos públicos, e como o amigo disse acima, enquanto SP é o primeiro em repasses federais, o RJ não figura nem entre os 10.

      E mais, em 2007 enquanto o RJ deu lucro, Sp deu prejuízo:

      RJ
      Despesas orçamentárias realizadas – Superavit 1.461.754.742,32 Reais

      SP
      Despesas orçamentárias realizadas – Déficit -71.590.179,44 Reais

      Amigo desiste, não se pode comparar o RJ com SP apenas nos números, a de se levar em consideração muitos fatores, que a mídia paulista não considera nessas comparações absurdas!

      E eu fui, é muito chato ter que provar que paulistas são tão importantes, e não, mais importantes, que os brasileiros, depois, nós cariocas é que nos achamos.

      • tlc

        Você está falando em tamanho do território, então amazônas, minas gerais, rio grande do sul e etc tem o pib pequenino proporcional agora se você estiver falando em habitantes, não viu direito acima.
        Estado São Paulo 2007.
        Produto Interno Bruto Per Capita do Estado gráfico 22.667 Reais
        Estado rio. 2007
        Produto Interno Bruto Per Capita do Estado gráfico 19.245 Reais

        • Cariocão2010

          Estou sim falando de território!
          Embora a tecnica que eu usei não seja oficial, bem que poderia ser, pois mede a eficiência economica de um estado por sua extensão territorial, provando que tamanho não é documento!

          No fim das contas nós Fluminenses somos mais eficientes que vocês Paulistas! Sem falar que a economia do RJ ficou estagnada por 20 anos e só agora começamos a nos recuperar da transferência da capital para Brasília, e da fusão, mas faz o seguinte daqui a uns 20 anos volta aqui, fazendo essas mesmas comparações. E vamos ver quem é quem, valeu.

      • tlc

        5,68 vezes território?
        Estados.
        Rio de Janeiro
        Área (km²) 43.696,054

        População Estimada 2009 16.010.429

        São Paulo
        Área (km²) 248.209,426

        População Estimada 2009 41.384.039
        população 2,59 vezes.

        municipio
        Rio
        Estimativa da População 2009 6.186.710
        Área da unidade territorial (Km²) 1.182

        São Paulo
        Estimativa da População 2009 11.037.593
        Área da unidade territorial (Km²) 1.523

        população 1,78 vezes maior
        território 1,29 vezes maior

        • Cariocão2010

          5,68 é o produto da divisão da área do estado de SP, pela do estado do RJ, e equivale o número de vezes que a área do estado de SP é maior que a do RJ!
          Não sabe história, e pelo visto matemática, e ainda quer discutir.

      • tlc

        E o canadá a Autralia? tem pib “pequeno” proporcionalmente?

        • tlc

          Correção: AuStralia

  • tlc

    Obs…Não importante
    A…, quanto a Madonna ela esteve em São Paulo Também falou com o governador aliais todas as emissoras de televisão destacou exceto uma que é carioca, já a outra moça fez dois shows no rio pois era um local menor o que o morumbi.

    • Daniel Guimarães

      A Globo mostrou a Madonna em São Paulo sim, inclusive no Jornal Nacional.

  • Daniel Guimarães

    Se é para postar números, vamos a alguns que também desmentem o que alguns paulistas vieram falar aqui

    “São Paulo tem o maior aeroporto do Brasil”
    MAIOR AEROPORTO DO BRASIL (INFRAERO)
    Galeão – Rio de Janeiro
    área: 18Km2
    maior pista: 10/28 – 4.000m
    capac. terminal: 16 milhões passageiros/ano
    utilização: 12 milhões/2009
    ——–
    Cumbica – São Paulo
    área: 14Km2
    maior pista: 09/27L – 3.7000m
    capac. terminal: 16 milhões passageiros/ano
    utilização: 21 milhões/2009
    ——–
    “A vida em SP é melhor que no Rio”
    IDH (IBGE)
    Cidade do Rio de Janeiro: 0,842 / Gávea: 0,970
    Cidade de São Paulo: 0,841 / Moema: 0,961
    ——–
    “Carioca é mal-educado, pq a escola no Rio é ruim”
    CIDADE COM MELHORES ÍNDICES DE EDUCAÇÃO – ALFABETIZADOS (IBGE)
    Cidade do Rio de Janeiro: 96%
    Cidade de São Paulo: 95%
    ——–
    “Carioca é tudo malando e vagabundo”
    TAXA DE OCUPAÇÃO/CARTEIRA ASSINADA:
    Cidade do Rio de Janeiro: 93,9%
    Cidade de São Paulo: 91,8%
    ——–
    “O Rio possui as maiores favelas”
    Rio: Rocinha: 56.000 / Complexo do Alemão: 65.100 (habitantes)
    Rio possui 968 favelas/2009
    SP: Heliópolis: 100.000 / Paraisópolis: 85.000 (habitantes)
    SP possui 1636 favelas/2009

    • tlc

      Esses dados são da onde? Em primeiro lugar ninguém aqui falou sobre favelas,a cidade São Paulo tem pouco mais de 10% de sua população em favelas a do rio mais de 20%.
      Quanto Helopolis não fica totalmente na cidade de SP a maior favela da cidade de Sp é paraisópolis.
      Até aonde eu sobe, a maior favela da america do sul é a rocinha depois uma na venezuela e mais uma que fica em Fortaleza.

      • Daniel Guimarães

        Os dados da população de Heliópolis e Paraisópolis tirei de releases recentes da prefeitura de São Paulo. Google it, “meu”!
        A Rocinha tem 56 mil habitantes (de acordo com projeções do IBGE) e não é nem a maior favela do Rio de Janeiro, ficando o Complexo do Alemão na frente.
        E a tal favela venezuelana chama-se Petare, tem cerca de 500 mil habitantes é a maior favela da América do Sul…

      • Daniel Guimarães

        A proporção de favelados na cidade do Rio de Janeiro para 2008 é de 16% da população. Seu número de SP está certo.
        O que mostra que ainda que o problema de favelização no Rio seja pior, SP também tem bastante gente morando nas periferias, “meu”…

        • Daniel Guimarães

          Os dados do IDH são de 2007, inclusive tirei do mesmo site que vc, Zé, IBGE.

        • tlc

          Dados são de 2000
          http://www.pnud.org.br

  • tlc

    Favela paulista é ocupação temporária de migrantes já a favela carioca é uma instituição centenária de cariocas da gema.
    FUI…

    • Cariocão2010

      Claro, São Paulo só começou a ficar importante em 1970, se ela chegar a 100 anos como a cidade mais rica do Brasil, também terá favelas centenárias!
      E outra coisa, a cidade (estado) MAIS IMPORTANTE de qualquer país, e no Brasil não é diferente, é a capital federal, Brasília, e não SP como a imprensa burrauda paulista gosta de afirmar!
      Por isso que eu digo, o governo paulista ao invés de de promover essa rincha de paulistas contra cariocas para proteger seu mercado, deveria é investir em tratamento psicológico contra a baixa auto estima do seu povo, isso não é normal!

      • Daniel Guimarães

        Aí eu vou ter que discordar de vc.
        O estado, economicamente, mais importante do Brasil é SP, seguido do Rio de Janeiro (4o. menor estado em tamanho, 3a. maior população, mas tem o 2o. maior PIB).
        ——-
        Politicamente falando, aí sim, o Distrito Federal tem muito importância, já que é o centro das decisões políticas do país.
        ——
        Não vamos confundir as coisas.

        • Cariocão2010

          Bom, eu, considero Brasília o estado mais importante, pois, as decisões lá tomadas podem interferir ou mudar completamente o rumo da história desse país, por exemplo, se fizessem a reforma físcal, o ESP teria seu pib diminuido consideravelmente, já que é o que mais exporta seus produtos para os outros estados, e nós não pagariamos dois ICMS ao comprarmos um produto fabricado em outro estado. Porque você acha que os politicos de SP fazem tudo para impedir essa reforma?
          Essa é minha opinião.

    • Elisa

      Ocupação temporária? Piada, né?

    • Daniel Guimarães

      Essa foi doer… Falar que em SP as favelas são temporárias…
      Então fala aí quando a Zona Leste de SP vai se mudar dali?

    • Daniel Figueiredo

      Quitino, esse comentário do TLC sobre o secularismo das favelas é extremamente ofensivo.

      • http://diariodorio.com Quintino Gomes (Editor)

        Daniel,
        ele já foi bloqueado dos comentários do Diário do Rio

  • marcelo 021

    São paulo tem favelas iguais as do Rio, há única diferença e a vista.Uma ver rio Tiête a outra ver o o mar.

    OBS:. Ver o mar junto com o Cristo Redentor.

  • Malk

    Ah… sim, Beyonce agora virou roqueira

    Bem que podiam tornar obrigatório de novo o diploma pra ser jornalista…

  • ricardo

    Olá pessoal, sou da baixada fluminense, economista, estamos contestando o fato de que o carioca se acha…, no entanto, gosto de me ater a números, acho que é o que melhor atesta a situação economica de um determinado lugar; , viajo muito ao Estado de São Paulo, sou representante de uma multinacional, sediada no Rio, sei que posso ser leviano, mas a diferença na qualidade de vida entre os paulistas e cariocas, no geral, é gritante, infelizmente a favor do Estado vizinho, a riqueza lá , me parece muito melhor distribuida, nós, nos orgulhamos de termos a Sede da Petrobras, Vale, Eletrobras, mas o dinheiro que elas geram não chega à maioria da população, que adianta termos tanto petróleo, se quem o consome é o estado vizinho?Por tudo isso, infelizmente, acho que somos o Estado mais concentrador de renda; temos uma das maires rendas do País, mas não a usufruimos, boa parte vai para o Estado vizinho!

    • Cariocão2010

      Desculpe, o que você considera qualidade de vida?

    • Daniel Figueiredo

      A vida nas cidades “satélites” da Grande SP (a exceção de São Caetano e partes de Santo André e São Bernardo) não é muito diferente da Baixada Fluminense. Já ouviu falar de Osasco, Guarulhos???
      —-
      Moro em SP, sou carioca, e te digo, os paulistas ganham muito mais dinheiro que nós cariocas, é verdade e é inconstestável. Mas quem disse que dinheiro é tudo.
      Ache um parque além do Ibirapuera para passar seu domingo. E não me venham paulistas falar de Parque da Várzea do Tietê ou Jaraguá, pq além de distantes, vivem às moscas. O Ibirapuera mesmo tá precisando de uma bela reforma…
      Você considera qualidade de vida ter que enfrentar o trânsito ou o transporte coletivo hipersaturado de SP? Só eu sei o que eu vivo nos ônibus de SP todos os dias (não que no Rio não tenha esse problema, mas com certeza, é bem menor que em SP), até pq vc já teve que esperar 15 metrôs para entrar no vagão no Rio? Eu já… em SP.
      —-
      O que vc considera qualidade de vida mesmo?

      • Paulo

        SP tem mais de “70″ parques, amigo… pelo jeito você ainda não teve tempo de conhecer a cidade…
        E mais, querer comparar a RM de SP com a do Rio é brincadeira, né?! Do Rio só Niterói escapa, aqui tem Sto André, SCaetano, SBernardo, e mais… Barueri, Mairiporã, Embu das Artes, Cotia, Santana de Parnaíba, Caieiras, Rio Grande da Serra. Avalie os indicadores destas cidades e compare com as “melhores” da Baixada Fluminense. Fala sério!!!

        • Daniel Guimarães

          Moro em SP há 14 anos, conheço bem a cidade, filhão. Sou jornalista e conheço cada bocada de SP que muita gente nem pensa que existe.
          Barueri é bacana, Cotia????? Um monte de favela para tudo que é lado…
          Não vem querer enganar aqui não… Osasco e Guarulhos que juntas tem quase 2 milhões de habitantes são quase inteiras favelas (Guarulhos menos, claro).

          Nossa, SP tem 70 parques, caramba… Pra nem falar do Rio, Curitiba deve ter mais que isso… Só a Zona Sul do Rio deve ter mais do que isso…

      • Paulo

        O Rio tem 23 parques Daniel, pesquise tá?! SP tem 70 e tem mais uns 40 em processo de implantação. Serão 110 em 2 ou 3 anos. Pesquise!!! Como Osasco consegue ser “só favela” e ter IDH elevado? Não viaja Daniel! Você deve estar falando do extremo norte de Osasco, aquilo lá não dá nem 1/6 da cidade. Osasco é classe-média. O mesmo vale pra Guarulhos. Cotia tem muito mais condomínios do que favelas, o google earth taí pra provar… Não confunda bairros pobres com favelas.

        • Daniel Guimarães

          O Rio tem até mais que 23 parques na Zona Sul… Se juntar todos os que eu listei no comentário abaixo dá muito mais…
          Sei lá qual foi sua fonte, mas é ridícula. Qualquer um que tenha visitado o Rio por 10 minutos que seja sabe que o Rio tem muito mais que 23 parques… Tenha dó.

          Eu namorei com uma menina e meio que “vivi” em Osasco. O Jardim Rochdale (pronúncia Róxidále, eca) é um favelão imenso. Ela e mãe dela que vivam dizendo que moravam em um dos 3 bairros “moráveis” da cidade. (Inclusive era bem pertinho da prefeitura e daquela ponte de gosto duvidoso).
          A impressão que todo paulistano tem de Osasco é horrível. Tiro pela média…

  • Paulo

    SP é a segunda melhor capital pra se viver, o Rio é o sexto.
    O estado de SP tem 78 das 100 cidades mais desenvolvidas do país.
    Fonte: Firjan (Órgão carioca)

    O estado tem 18 das 20 melhores estradas do país.
    Taxa de homicídios: SP Capital 11/100mil hab. – RJ Cap. 37/100mil hab.

    PIB per-capta: SP capital:R$29.300 – RJ capital:R$22.900 (Wikipédia)

    • Daniel Guimarães

      IDH da cidade do Rio: 0,842
      IDH da cidade de SP: 0,841
      fonte: ONU Pnud 2007.

      As estradas de SP são maravilhosas mesmo, eu que o diga quando pago R$ 17,80 de pedágio na Imigrantes (65 Km de estrada, ainda que seja excelente)…
      Ou gastar R$ 200, para ir da capital a São José do Rio Preto…
      Por R$ 17,80 o asfalto tem que ser de ouro…

      A taxa de homicídios é realmente incomparável. O Rio tem muito por avançar nesse quesito, ainda que eu insista que a violência no Rio é mais concentrada em bolsões de pobreza, não na cidade inteira.

      PIB per capita de SP passou a ser maior que o do Rio em 2007.

  • Ricardo

    Sou carioca, economista, trabalho em São Paulo, caro, Paulo, embora relutando em admitir seus argumentos, concordo com vc, nosso Estado, é uma síntese do Brasil, convivemos com a riqueza e pobreza extremadas, essa é a grande diferença entreo Estdo do rio e São Paulo, aí, vocês tem cidades em que a maioria pertence à classe média, então nota-se que a pobreza é menor, aqui na minha baixada fluminense a maioria das famílias moram de forma mais precária, é muito triste para mim, que amo meu Estado, admitir tal fato! Tenho esperança que daqui alguns anos possamos chegar ao desenvolvimento similar ao paulista, pois estão sendo feitos grandes investimentos no nosso Estado, espero ao menos que lembrem da nossa sofrida baixada.Concluindo, acho que vcs Paulistas são os maiores beneficiados pela riqueza gerada pelo Estado do Rio, ¨petróleo¨, e nem pagam ICMS para nós.

    • Paulo

      Ah Ricardo… tá na hora da gente usufruir, afinal SP passou séculos vivendo dos restos da Burguesia carioca! rsrs…

  • Paulo

    A PERIFERIA DE SP ESTÁ “DESINCHANDO”
    Um amplo levantamento feito pelo SEADE constatou que a taxa de natalidade na capital paulista caiu muito entre 1997 e 2007, e a queda foi maior na periferia. Segundo o instituto, isto se deve à queda na migração de famílias pobres para SP que normalmente tendem à ter muitos filhos. A migração está inclusive se invertento, com muitas destas famílias pobres voltando à seus estados de origem, e admito que os programas sociais e a descentralização industrial foi importante pra isso.
    Pois é, este estudo bate certinho com as imagens de satélite do IMPE apontando que entre 2000 e 2008 houve uma redução de quase 30% na área ocupada por favelas na capital, indo de 31km2 para 23km2, que representa menos de 2% do município.
    É isso aí… Primeiro a queda nos homicídios, agora a queda da pobreza. Os economistas internacionais apontam que SP estará em breve entre as 6 cidades mais poderosas do planeta. Parece que a cidade vai aos poucos se adequando à este novo papel…

    • Daniel Guimarães

      O Rio só tem 23 parques???? HAHAHAHAHAHAHAHAHAH Mas nem em sonho!!!

      Eu disse 70 na Zona Sul e confesso que exagerei, mas, olha, uns 20 parques eu te cito de cabeça na Zona Sul do Rio.
      Parque Lage (Horto-Lagoa),
      Parque do Palácio do Catete,
      Passeio Público (Lapa),
      Parque Brg. Eduardo Gomes (Aterro do Flamengo),
      Jardim Botânico,
      Horto Florestal (Lagoa),
      Parque Bossa Nova (Leblon),
      Parque da Cidade (Gávea),
      Parque da Catacumba (Copacabana),
      Parque Tom Jobim (Lagoa),
      Jardim de Alah (Leblon/Ipanema),
      Parque Guinle (Laranjeiras),
      Parque do Penhasco Dois Irmãos (Leblon),
      Parque da Chacrinha (Copacabana),
      Parque do Morro da Urca/Pão de Açúcar (Urca),
      Parque Garota de Ipanema,
      Parque Peter Pan (Copacabana),
      Parque Ytzak Rabin (Mourisco),

      Aí junta:
      Bosque da Barra
      Parque Chico Mendes (Barra),
      Campo de Santana (Centro),
      Parque da Pedra Branca (Zona Oeste),
      Jardim Zoológico (São Cristóvão),
      Pq. Nac. Floresta da Tijuca (Zona Sul e Norte),
      Parque do Grajaú (que aliás, é lindo),
      Quinta da Boa Vista,
      Horto das Palmeiras (Ilha do Governador),
      Parque da Prainha,
      Parque Mello Barreto (Jacarepaguá),
      Parque Natural do Marapendi,
      Parque da Restinga de Marambaia,
      Parque Trevo das Palmeiras (Barra),

      E a lista segue com muito mais que 23 parques…

      O site da Fundação Parques e Jardins do Rio só tem os 23 mais importantes… O que não significa que o Rio tem 23 parques… Fala sério…

    • Daniel Guimarães

      Sinceramente, fiquei muito feliz em saber que SP na década de 2020 será a 6a. cidade mais rica do mundo.
      Torço para que um dia seja a mais poderosa do mundo. Eu, como morador, ganho com isso, o Brasil ganha com isso e o Rio de Janeiro também ganha com isso, afinal Rio e SP estão mais unidos em diversos quesitos do que a gente nota.
      Só espero que a prepotência não seja marca registrada da 6a. cidade mais poderosa do planeta.

  • Daniel Guimarães

    Quitino, hora de fechar esses comentários, não aguento mais entrar no meu Gmail e ver paulista falando besteira do Rio de Janeiro.
    Os dados que eles apresentam de SP são OK, são bons argumentos, mas quando falam do Rio só sai m#$@%.
    Dizer que o Rio tem 23 parques é insano!!!!!!!!!!

    • http://diariodorio.com Elisa

      Gente, como assim 23 parques?? 23 parques por sub-região, por bairro ou que???

      Ê paulistada…

    • Paulo

      A fonte foi o site da própria prefeitura…
      Outra coisa – O termo “paulistada” parece um tanto pejorativo, como alguém que realmente “se acha” como diz o título. Lamentável!
      Aliás sobre isto o carioca Arnaldo Jabor disse o seguinte:
      O Rio se acha superior ao resto do Brasil, São Paulo “É” superior! rsrs…

      • Daniel Guimarães

        Paulo, infelizmente vc não vai mais poder colar o link de onde vc viu 23 parques no Rio de Janeiro.
        Mas dá uma olhadinha no Google Earth.
        Com todo o respeito, você tá falando besteira do que não sabe, do que não conhece. O Rio é uma cidade cheia de parques, tem avenidas que cruzam parques, palácios, até mesmo por ter sido capital numa época que a referência era Paris, os prefeitos queriam imitar o urbanismo europeu…
        Vc quer achar que o Rio tem 23 parques, boa sorte.
        Vc pode interpretar o site da prefeitura do jeito que vc quiser.

        E de verdade, sua presença aqui neste blog, como disse o moderador já deu. Se SP é tão maravilhosa (eu tamb~em acho que SP tem muitas coisas boas, aliás como já citei aqui) vá perder seu tempo com blogs sobre a “impecável” e “perfeita” capital paulista.
        Isso é uma coisa que eu não faço. Não entro nos blogs de SP para ficar como o Rio é maravilhoso. Blog de SP é para falar de SP. E como vc já reparou, não curto muito ficar falando de SP. Quero falar do Rio.
        Deixe-nos em paz!

      • Elisa

        Maluco chato!!!!

  • http://diariodorio.com Quintino Gomes (Editor)

    Paulo,
    infelizmente tenho que começar a bloquear seus comentários. O motivo é simples, o que vc esta fazendo no Diário é trollar, ou seja, apenas causar confusão.
    Este é um blog sobre o Rio de Janeiro, de elogio à cidade. Vir aqui para causar confusão, dizer o quanto Sampa é maravilhosa (e o é, também acho, adora visitar a cidade) é apenas para ficar em uma briga sem fim.
    Acho que o seu tempo poderia sem bem melhor gasto tentando criar um blog sobre São Paulo, se precisar lhe dou umas dicas.

    • Daniel Guimarães

      Quitino, não dá para tolerar o comentário do Paulo, membro da paulistada* que visita esse blog, sobre “São Paulo ser superior ao Brasil”, ainda que seja uma citação.
      Já tá passando dos limites.

      *se a carapuça servir…

      • http://diariodorio.com Quintino Gomes (Editor)

        Daniel,
        já está sendo moderado.

  • Sergio

    Depois de ler esse monte de bobagens, fiquei triste porquê gostaria muito de que nós, brasileiros, fossemos um POVO e não, apenas UM MONTE DE GENTE. Que pena! Nós damos motivos reais para sermos tratados no mundo desenvolvido como insetos. Um povo tem unidade, objetivos, e orgulho de ser unidade, mas pelo que vejo, somos como as tribos antigas e sem interesses comuns de um continente, que por isso mesmo, foi escravizado.

  • Lucas

    Vamos ser um Páis unido.
    sem ficar falando que um estado é melhor que o outro;

  • Pedro

    Carioca acha que acabar com a violencia basta colocar uma camiseta branca e fazer uma passeata na orla pedindo paz, depois vão pro morro comprar droga, ora, me poupem…sem contar que um quer dar balao no outro, terra de ixpertus….

  • Fernando…

    @Daniel Guimarães

    Algumas informações que você escreveu, estão bem equivocadas…

    —————–
    Os Paulistanos acham que são superior e que sustentam o Brasil; Os cariocas acham que o Rio é a melhor cidade do mundo; Os que moram no sul, acham que estão em estados de primeiro mundo por terem uma qualidade de vida superior; e por aí vai…

    Geralmente as pessoas valorizam a sua cidade mais do que realmente deveriam e isto acaba sempre gerando esses atritos na internet. Não sou fluminense e nem paulista, mas moro faz alguns anos no Rio. Gosto muito do Rio, mas todos sabem que o rio deixa muito a desejar e não é aquela cidade “super maravilhosa” que todos dizem ser. Espero que isto mude, porque eu gosto daqui e ainda pretendo ficar bastante tempo na cidade.
    Comparar São Paulo e Rio de Janeiro, não faz sentido, já que o perfil das duas cidades são bem diferentes. Ambos tem seus pontos fortes e fracos, mas em geral São Paulo ainda leva o Rio. Apesar disto, não viveria lá.
    ——————

    Quanto a receptividade, eu sou melhor recebido nas cidades nordestinas do que aqui no Rio.

    ——————
    /////////“Carioca é mal-educado, pq a escola no Rio é ruim”
    CIDADE COM MELHORES ÍNDICES DE EDUCAÇÃO – ALFABETIZADOS (IBGE)
    Cidade do Rio de Janeiro: 96%
    Cidade de São Paulo: 95%/////////

    Desde quando o índice de alfabetizados representa a qualidade do ensino de algum lugar?

    A educação pública do estado do Rio, é péssima…
    ——————
    Sobre os vários dados postados nos comentários, é bom tomarem bastante cuidado na interpretação, principalmente no PIB per Capita, analfabetismo e IDH. Alguns fatores podem distorcer bem estes dados e esconder a realidade.
    ——————

  • Deborah

    nao sou paulista e nem carioca mais não entendo porque tanta rivalidade entre essas duas cidades maravilhosas.mais que carioca se acha e verdade e adoram chingar cultura e origem de outras cidades desculpa se ofendi alguem.

  • Sidnei de Almeida Santos

    Gente a Helo Pinheiro ( Garota de Ipanema ) não tem 100 anos, e se tivesse, qual seria o problema. Ser humano não tem prazo de validade. O que teve prazo de validade foi sua permanencia no Rio ja que ela teve o bom gosto de vir morar em Sampa a mais de 20 anos, onde teve sua linda filha a Ticiane Pinheiro, torcedora fanatica do glorioso Sâo Paulo. No mais, o resto e intriga da oposição. Meu teclado esta desconfigurado,então a falta de acentos. Se alguem quiser que coloque o seu rsrssssssssssss. Fuiiiiiiiiii.

  • Sidnei AS.

    Parabens ao Diario do Rio. Gosto muito de frequentar este espaço democratico, que permite a todos manifestarem suas impressões,ainda que muitos as externem da pior maneira, seja por falta de valores ou por excesso de frustação mesclado com boa dose de perversidade.Bom mesmo são os embates baseados na verdade, sinceridade e inteligencia,ainda que, com uma pitada de respeitosa provocação, tão necessario para temperar este belo espaço de considerações. Um abraço a todos. Sejam felizes. Sidnei de Sampa.

  • Marcus

    Bom… sou um carioca da gema apaixonado pela minha cidade. Ñ adianta o carioca ficar preocupado com o que o “paulista(no)s” pensam. O importante é o carioca ir fazendo a sua parte. O Estado do Rio esta caminhando para se tornar novamente o hub do país. Temos 3 portos sendo construídos. Temos a ThyssenKrupp Siderúrgica do Atlântico CSA que foi inaugurada bem recentemente, e que nos transformará no maior polo produtor de Aço da América Latina. Isso só p/ calar aqueles que pensam que o nosso Estado vive só do Petróleo e de turismo. É a completa desinformação. Mas isso é culpa do paulistano? Claro que ñ. A “mídia paulistana” vem durante estes anos denegrindo o Rio. Um dia desses a rede record, mostrou uma matéria sobre o Rio, mostrando imagens da década passada como se fossem dos dias atuais. Isso é joguinho de interesses. São Paulo ñ quer perder empresas p/ o Rio. Observem o google Earth… lá vcs irão perceber que o Rio tem favelas no meio do nada. Bairros famosos do Rio, são destacados como favelas. A Tijuca ñ é Tijuca, é sim um aglomerado de favelas. É este joguinho sujo que os “paulistanos” querem.

  • Henrique

    Qnt gnt ignorante! Cariocas e PAULISTANOS que acham que o mundo são as respectivas capitais… Chega de rixa besta que não leva a lugar nenhum. Paulistas (sim, os que nascem no estado de São Paulo e não necessariamente na capital) estão pouco se lixando se RJ é melhor ou não e podia ser assim com os cariocas (sinceramente os fluminenses são mais humildes). Cada um tem o q tem. Se contentem com isso e parem com essa mania de perseguição paulista-carioca!
    Se São Paulo tem trânsito, violência, poluição, existem inúmeras cidades grandes do meu querido interior que não sofrem desse mal. Além do mais, muitas dessas cidades estão com a economia pujante e têm todas as facilidades de qlq cidade grande.
    Belezas naturais? Particularmente acho o litoral paulista lindo e cheio de belezas naturais. Bem como o interior, cheio de mato e, além do mais, com uma agricultura invejável até por outros países…

  • Valéria Saraiva

    Como dizia o carioca Ibrahim Sued:
    - Os cães ladram e a caravana passa…
    Eu complemento ao meu modo:
    - Os cães (paulistas) ladram e a caravana (de cariocas)passa…ao caminho do mar…

  • Cari

    Sou recifense e recifense recebe bem qualquer um, mas realmente no RJ (cidade que eu moro) aspessoas não são acolhedoras.tenho muitos amigos no Rio,mas a maioria dos cidadãos não é agradável. sou obrigada a dizer. E tenho muito orgulho de ser nordestina.

Destaque

Abre Cidade da Música Abre Cidade da Música - Já poderia estar funcionando há 3 anos e continua parada, fechada por picuinha política.

Facebook

Publicidade

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados.