5 coisas que mais irritam os cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Engarrafamento no Rio de Janeiro

A imagem dos cariocas nos outros Estados brasileiros e em outros países é “vendida” como a de um povo que está sempre alegre, que curte bem a vida e sempre está reunido com os amigos em bares, praias etc. Grande parte disso é verdade, mas quem é carioca ou então mora no Rio de Janeiro sabe que estar sempre alegre, como se não houvesse problemas cotidianos, não é uma verdade absoluta, principalmente hoje em dia, com os transtornos que quem mora na “Cidade Maravilhosa” passa para que tudo esteja pronto para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

1. Transporte Público

clip_image002

Advertisement

Segundo uma pesquisa do Laboratório de Pesquisa da Unicarioca, realizada no início desse ano, os cariocas andam bem estressados, e o principal motivo, segundo responderam os 762 entrevistados, é a má qualidade do transporte público. 56% dos entrevistados consideraram altamente estressante ter que encarrar ônibus lotados e sem ar-condicionado (era possível escolher mais de uma opção).

Além desses problemas, a questão do trânsito influencia e muito, já que com os congestionamentos constantes na cidade essa sensação de desconforto pode se prolongar por horas, dependendo do trajeto de cada pessoa.

2. Engarrafamentos

Engarrafamento no Rio de Janeiro

E parece que a dificuldade de mobilidade, junto com os problemas dos transportes público, é a coisa que mais tira a paciência dos moradores do Rio de Janeiro. Se 56% alegaram o desconforto em ônibus, trens e metros é uma situação altamente estressante, 49% dizem que a demora excessiva para se chegar ao destino desejado é o que mais faz o bom humor ir embora.

Sair de um lugar sem saber se vai pegar trânsito ou não, e sem saber que horas que vai conseguir chegar sem dúvida é uma questão chata, principalmente se você estiver dentro de um transporte público.

3. Segurança

Polícia Militar do Rio de Janeiro

A segurança sempre foi um problema que o Rio de Janeiro convive diariamente, principalmente nos horários de pouco movimento e pouca iluminação. E é claro que essa questão não iria ser esquecida pelos entrevistados. 40% alegam que a falta de segurança é algo estressante, e com toda a razão. Precisar andar sempre atento, com medo de ter seus pertences roubados, com certeza acaba com qualquer bom humor.

4. Filas

Fila

O quarto motivo que mais tira a paciência dos cariocas, segundo a pesquisa, novamente está, de certa forma, ligado à mobilidade e transporte público. 39% responderam que não aguentam ter que enfrentar filas, seja em restaurantes, bancos, Barcas etc.

5. Corrupção

Foto de Elisa Meyers

O que mais deveria irritar o carioca, ou melhor toda a população brasileira, aparece somente na quinta posição. 37% dos entrevistados não suportam a corrupção praticada no Estado.

Quando eu disse que esse deveria ser o primeiro da lista, disse por que muito dos outros problemas são causados por este último. O dinheiro que é destinado para a cidade oferecer melhor infraestrutura para os seus habitantes não é aplicado da maneira correta, o que acaba por gerar todos esses problemas.

Se você tem mora de aluguel na Barra da Tijuca, por exemplo, você vai enfrentar filas, um trânsito infernal e um transporte público precário, caso você não tenha carro por falta de interesse dos governantes, que acabam por olhar mais para os problemas pessoais do que para os da sociedade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 5 coisas que mais irritam os cariocas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui