3 Praças do Centro do Rio que mudaram de nome por causa da Proclamação da República

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Proclamação da República

Para quem não sabe, e espero que ninguém, dia 15 de Novembro é feriado devido a Proclamação da República. Como o Rio de Janeiro era a capital do Império do Brasil e depois capital da República, é natural que uma ruptura cultural como esta tenha feito algumas mudanças na vida da Cidade, como foi com o nome de ruas.

Hoje ruas e praças bem conhecidas da cidade tinham outro nome durante o Império, claro, não é de imaginar que a Praça XV sempre teve esse nome. Veja 3 Praças do Rio que mudaram de nome por causa da Proclamação da República

Advertisement

1. Praça XV

Skate Femino por Dhani Borges

A Praça Quinze de Novembro, ou simplesmente Praça XV, é o marco zero do Rio de Janeiro. Se chamou Largo do Terreiro da Polé, Largo do Carmo, Praça do Carmo, Terreiro do Paço (Imperial) e Largo do Paço (Imperial). Como bônus, a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo era a Capela Imperial.

2. Praça da República

Praça da República por Rodrigo Soldon

Localizada no Campo de Santana a Praça da República se chamava Praça da Aclamação, pois foi lá que foi aclamado Dom Pedro I como Imperador do Brasil. Com a proclamação da República sendo feita lá cabia a mudança de nome.

3. Praça Tiradentes

Praça Tiradentes por Mark Hillary

Originalmente chamada de Rossio Grande em referência ao Largo do Rossio em Lisboa (aquele que Copacabana homenageou com seu calçadão), depois Campo dos Ciganos, Campo da Lampadosa e Campo do Polé. Finalmente, em 1821, passou a se chamar Praça da Constituição, já que foi na sacada do então Teatro Real São João (onde hoje está o Teatro João Caetano) que Dom Pedro I jurou fidelidade à nova Constituição., em 1862 recebeu a estátua de Dom Pedro I que está lá até hoje. Mas em 1890 a República achou por bem mudar o nome para Praça Tiradentes em homenagem ao centenário de sua morte que seria celebrado em 1892.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 3 Praças do Centro do Rio que mudaram de nome por causa da Proclamação da República
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 3 Praças do Centro do Rio que mudaram de nome por causa da Proclamação da República
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui