22/10/2007

100 anos do Hospital Souza Aguiar

Busto do Prefeito Souza Aguiar, por Thomas ee Deborah Moore O Hospital Municipal Souza Aguiar completa próximo dia 7 de novembro deu primeiro centenário.

O hospital que fica no nº 111 da Praça da República, tem uma Emergência, em que passam, diariamente, 5 mil pessoas, entre médicos, enfermeiros e pacientes. Não é apenas estes os números grandiosos do hospital, são 2100 funcionários, uma capacidade de armazenamento de água,  1,2 milhão de litros, o suficiente para abastecer localidades de até 10 mil habitantes, como Macuco, Rio das Flores ou Trajano de Morais. São 580 médicos da unidade. Isso tudo torna o Hospital Municipal Souza Aguiar o maior hospital de Emergência da América Latina.

O nome Souza Aguiar vem de Francisco Marcelino de Souza Aguiar que não foi médico, mas foi Marechal, engenheiro e arquiteto. Claro ele foi o prefeito do Rio de Janeiro, então capital da República, de 1906 a 1909, logo em 7 de novembro de 1907, inaugurou o Posto de Assistência Médica, que seria batizado com o seu nome em 1955, data do centenário de seu nascimento.

Quer saber mais sobre o Souza Aguiar? Leia esta matéria do jornal O Dia que o Thiago Rachid me enviou.

A foto ao lado é do busto do Souza Aguiar é retirei do Flickr de Thomaz e Deborah Moore.

Quintino Gomes

Quintino Gomes

Editor at Diário do Rio
Defensor do Carioca Way of Life, morou em Jacarepaguá a vida toda, trabalhou na Zona Oeste, na Zona Norte, Centro e Zona Sul. O pai é português e a mãe carioca da Gema, do Bairro de Fátima
Quintino Gomes
Quintino Gomes

agencia b5
Postado por:
Categorias:
Rio de Janeiro

Comente!

Comentários

  1. Paulo Murga disse:

    Olá!
    Gostaria de saber como fazer consultas on-line por certidões de nascimento deste hospital, do ano de 1983, ano que nasci e fui adotado, porém, ñ conheço minha mãe biológica, o nome que fui registrado é “Vitor Gonçalves Lopes” e o nome da mãe é “Madeleine Gonçalves Lopes”. Se puderem ajudar, desd já agradeço. Amo minha mãe adotiva, mas gostaria apenas de conhecer a biológica!

  2. gostaria que o consenho regional de medicina,tomaci vergonha,pois os medicos do rio estao brincando com agente,samos mal atendidos,nao tao preparados para nada so querem ganha salrio altos sem faz nada,nao digos todos mais tem uma porrada de vagabudos que gostam de ri das pessoas que precisao do atendimento medico,pois sei que a saude e uma vergonha,se tem empostos para saude que nao chega mem um pocento.mais o povo nao tem cupa,pois se o fucionario nao esta gostando do patrao pede para ir embora e da o luga para outro que reaumente que trabalhar.essa semana minha esposa esteve com minha sogra no hospital oliverio em realengo com forte dores na cabeça,pois o medicos que atendeu minha sogra feiz descasso dela com deboche e ate agrediu minha sogra com palavras, sem simporta com estado de saude da paciente.AGORA MINHA SOGRA ESTA NO SOUSA AGUIAR COM DERAME SELEBRAL VAI TE QUE OPERA,SERA QUE O MEDICO QUE ATENDEU MINHA SOGRA NO OLIVERIO NAO VIU ISSO.IREMOS ENTRA COM UM PROCESSO.

  3. jose manoel de souza aguiar disse:

    Eu ogstaria de saber mais sobre francisco marcelino de souza aguiar que inaugurou o posto de assitencia medica e deu seu sobrenome ao hospital eu tenho o mesmo sobrenome meu nome e jose manoel de souza aguiar

  4. jose manoel de souza aguiar disse:

    gostria de saber mais sobre francisco marcelino de souza aguiar que tambem foi prefeito do rio de janeiro entre 1906a1909 porque temos o mesmo sobrenome sou jose manoel de souza aguiar

  5. Lillian Kelliany disse:

    Olá,
    Interessado ao hospital municipal Souza Aguiar.
    Tenho um filho de 9 anos chamado Gilberto que tem Incontinência Urinária, devido a Mielomeningocele,gostaria de saber se o tratamento com a Toxina botulénica? e se sim como deve prosseguir?
    Desde de já agradeço a atenção de todas.

  6. sandra da silva disse:

    por favor desejo informaçoes a respeito do serviço chamado,dipi pois preciso,desses serviços,obrigado pela informaçao.

  7. rosiane disse:

    minha irma foi intenada onten como faço para saber se ela ja operou ou nao no setor de traumatologia o nome dela e cladiana caetano alves

  8. Francisco disse:

    Não fosse a superlotação de pacientes.
    Dia 1° de dezembro deste, sofrí um acidente, fui removido para o dito cujo Hospital, dando entrada às 4:40hs(AM), sendo atendido só ao meio dia.
    Inclusive a equipe que me atendeu nesse horário(meio dia) questionou a demora que passou para o meu socorro.

Facebook

Novidades por e-mail

Se quiser receber nosso conteúdo no seu email, inscreva-se no campo abaixo

Social

  • Feed
  • YouTube

Destaque

Fesetival-de-Cores-por-Marcelo-Freire.jpg 21 razões para o Rio ser o melhor lugar para se viver - É importante lembrar o que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer e mostrar o porquê dela ter esse título.
© 2012 Diário do Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. Conteúdo e Publicidade do Blog